Últimas Notícias

Presidente da BAMIN recebe título de cidadão baiano O título foi uma proposição da presidente da comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa
BAMIN recebe autorização para construir terminal portuário A autorização contou com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner e com o ministro da SEP, Antonio Henrique Silveira
Agência federal autoriza construção do Porto Sul A Bamin e o Governo da Bahia poderão construir o maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro
Bamin recebe prêmio de reconhecimento socioambiental Técnica pioneira em projetos de mineração no Brasil permite maior celeridade na recuperação de áreas degradas e maior efetividade na conservação das espécies

O Minério de Ferro

O Minério de Ferro é uma rocha a partir da qual pode ser obtido o Ferro, que é a matéria-prima essencial para a produção de aço.

O Ferro é um dos elementos mais abundantes do universo, podendo ser encontrado desde o centro da terra, onde é achado junto com o Níquel, até mesmo em meteoritos provenientes do espaço.

Por ser um metal maleável, que pode mudar de estado e ser facilmente manuseado, permitindo ser trabalhado de diversas formas, o Ferro provocou intensas mudanças na história da humanidade. Ele foi tão importante que um período da história ficou conhecido como a Idade do Ferro, onde o mesmo passou a ser usado no lugar do Bronze na construção de utensílios, ferramentas e armas.

Hoje o Minério de Ferro está presente no dia-a-dia das pessoas de tal forma que é quase impossível desassociá-lo das nossas vidas. Ele é a matéria-prima do aço, que é usado na produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte, linhas de transmissão de energia elétrica, como elemento estrutural para a construção de edifícios e casas, além de possuir uma infinidade de outras aplicações.

As reservas de minério de ferro alcançam cerca de 370 bilhões de toneladas, que estão concentradas em poucos países, sendo que cinco deles detêm 77% do potencial de extração do produto.

O Brasil tem a quinta maior reserva do mundo, o equivalente a 8,3% das reservas totais, o que representa 26 bilhões de toneladas de reservas medidas e indicadas (Sinferbase), mas apresentam os maiores teores in situ.

No ano de 2007, o total da produção mundial foi de 1.900 milhões de toneladas e o Brasil foi o maior produtor (360 milhões de toneladas) e exportador, sendo que 35% desta produção seguiu para a China.

A comercialização do minério de ferro depende de suas características físicas, referentes ao tamanho das partículas (granulometria), e químicas, que corresponde aos teores de ferro e outras impurezas associadas ao minério.

espaço base texto  
espaço Página inicial
marcadorQuem Somos
marcadorNosso Negócio
marcadorProjeto Pedra de Ferro marcadorSustentabilidade marcadorGestão de Pessoas
marcador2Missão e Visão
marcador2O Minério de Ferro marcador2Captação de água Industrial marcador2Política de Sustentabilidade
marcador2Política
marcador2Histórico
marcadorNotícias marcador2Mina e Usina de Concentração marcador2Meio Ambiente
marcador2Segurança e Saúde
marcador2Onde estamos
  marcador2Logística marcador2Projetos marcadorContato
marcador2Acionistas   marcador2Terminal de Embarque Privativo marcador2Rel. com a Comunidade  
    marcador2Licenciamento Ambiental marcador2Comissão de Acompanhamento  
Av. Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial, 15º andar - Salvador Bahia - Brasil
Tel: +55 71 3507-0000 | Fax: +55 71 3507-0003 | site.bamin@enrc.com.br