Meio Ambiente

A Bahia Mineração assume a responsabilidade de minimizar os impactos gerados nas suas intervenções e promover programas de conservação da natureza, de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.

Na fase atual,  a empresa já implementa programas de conservação dos recursos naturais, a adoção de tecnologias ecoeficientes e mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL).

No link: Relatório Técnico de Garantia Ambiental você pode conferir a importância do nosso projeto para o desenvolvimento regional e detalha todos os programas ambientais, bem como a atuação da comissão técnica de garantia ambiental e o processo de licenciamento.

Segue abaixo um breve resumo dos principais programas: 

O objetivo é catalogar e promover a conservação da flora da área do entorno do projeto, bem como compor banco de sementes para produção de mudas e resgatar espécies nativas de interesse científico: espécies raras, medicinais, ameaçadas de extinção ou endêmicas.

Resgate de Flora

Amplia o conhecimento sobre os sistemas regionais de povoamento e as expressões materiais da cultura de povos pré-históricos e históricos da região. A implementação do programa possibilitou a identificação de vestígios de ocupação antiga que atestam as atividades realizadas por esses antigos habitantes e a forma como aqui viveram entre 9.400 anos até cerca de 300 anos atrás.

Resgate de Flora

Visa recuperar e recompor áreas degradadas pela instalação e/ou operação de estruturas do projeto. Contempla a recuperação e recomposição de ambientes naturais degradados pelas atividades do empreendimento; recuperação da vegetação original, contenção de processos erosivos, recuperação da estrutura e fertilidade do solo.

Resgate de Flora

O Programa de Monitoramento de organismos aquáticos compreende um conjunto de ações que visam controlar as atividades de instalação e operação do projeto e seus efeitos sobre os distintos compartimentos dos ecossistemas aquáticos, com vistas à adequada gestão ambiental do empreendimento.

Resgate de Flora

Monitora a qualidade do ar e do ruído ambiental oriundo das atividades do projeto na área de influência direta.

Resgate de Flora

As áreas de Reserva Legal da Bamin abrangem aproximadamente 1.600 ha abrigando diversos programas ambientais e sociais como: Museu Pedra de Ferro, Orquidário, Viveiro de Mudas, Áreas de Compostagens e o Centro Provisório de Apoio Veterinário. A Reserva está localizada na BA-156 Km 48, a 12 Km ao sul da área da mina.

Resgate de Flora

Pretende incentivar a adoção de Tecnologias Limpas e construção sustentável, enfatizando as estratégias inovadoras e tecnologias ambientalmente corretas, além da redução da geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos.

Resgate de Flora

Busca promover a reposição florestal nativa dentro da região, respeitando as mesmas características biológicas através de mecanismos de adensamento de florestas primárias, secundárias e fragmentos florestais com o enriquecimento florístico e com o reflorestamento seletivo.

Resgate de Flora

Monitora indicadores de qualidade da água que servem de elemento indicativo sobre o estado salutar de todo o ambiente aquático da área, além de ser uma ferramenta fundamental no apoio à gestão das águas da área do entorno.

Resgate de Flora

Programa composto por procedimentos de afugentamento, resgate, tratamento e soltura da fauna silvestre durante os processos de supressão vegetal nas áreas de influência do projeto, minimizando e controlando os possíveis impactos ambientais sobre os grupos faunísticos e sobre as comunidades no entorno do empreendimento.

Resgate de Flora