Futuros engenheiros da UFBA visitam Mina Pedra de Ferro e vivenciam rotina da mineração

Estudantes de Engenharia de Minas conhecem operação da BAMIN em Caetité

(Foto: BAMIN/Divulgação)

 Dez estudantes do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) participaram, no último domingo (7), de uma visita técnica à Mina Pedra de Ferro, no município de Caetité. A atividade fez parte da disciplina de Geologia Econômica e foi conduzida pelo professor Rodrigo Lopes, do Instituto de Geociências da universidade.

A recepção foi feita pela equipe da BAMIN, com participação da coordenadora de Geologia, Controle de Qualidade e Mina, Marta Ormond, e do coordenador de Pesquisa Mineral, Raimundo Firmino. Os visitantes passaram por um briefing de segurança antes de iniciar o roteiro, que incluiu uma apresentação institucional e uma visita guiada por diferentes áreas da mina.

“Mostramos todo o projeto integrado, desde a mina, usina e as instalações futuras que contemplam o Plano Diretor do empreendimento.  Eles puderam ver de perto o minério na cava, coletar amostras e tirar dúvidas diretamente com nossos técnicos”, afirmou Marta Ormond.

 O grupo visitou o mirante da mina, onde foi possível visualizar a cava a céu aberto e entender o plano diretor da operação. Em seguida, conheceram a usina de beneficiamento, atualmente em fase de manutenção, e o afloramento da formação ferrífera (Itabirito) preservada no local desde a identificação inicial da jazida.

Segundo Marta, a visita teve um papel importante tanto para os estudantes quanto para a empresa. “Essa troca é essencial. Para os alunos, é a chance de aplicar o que aprendem na sala de aula em um contexto real. Para nós, é uma oportunidade de manter o elo com a academia e mapear futuros profissionais com perfil técnico e proativo.”

Compartilhe

Pular para o conteúdo