Realizado pelo Programa de Educação com Comunidades da BAMIN, em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS) e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Projeto Amigos da Natureza movimentou as escolas públicas de Ilhéus ao longo do ano. Com o objetivo de fomentar a educação e as boas práticas ambientais nas instituições de ensino e no entorno do Porto Sul, foram realizadas mais de 20 atividades em 2023, que impactaram positivamente quase 600 pessoas, entre alunos e professores.
Junto com a diretoria das escolas municipais das comunidades de Vila Juerana, Vila São José, Carobeira, Sambaituba e Aritaguá, em Ilhéus, foi desenvolvido um cronograma de atividades com base nas datas comemorativas do Calendário Ambiental. Estas atividades priorizaram dinâmicas de caráter lúdico e envolveram além dos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino, que juntos abordaram temas relacionados à fauna silvestre da região sul da Bahia.
Treze atividades de gincana com o tema Reciclagem foram promovidas ao longo do ano. A intenção das ações era incentivar a redução, separação, reutilização e a reciclagem de resíduos recicláveis e orgânicos dentro e fora das escolas. Três tarefas foram dadas para os alunos se organizarem: coleta de materiais recicláveis para colocar nas sacolas coletoras instaladas nas escola; concurso de desenho sobre o tema resíduos sólidos; e concurso de brinquedo feito de material reciclável. Foram 339 estudantes participantes da gincana.
Outra atividade desenvolvida nas escolas municipais de Ilhéus foi relacionada à Fauna Silvestre, com oito ações acontecendo durante 2023 e envolvendo 241 estudantes. Por meio de uma brincadeira conhecida como “O que é o que é?”, foram realizadas dinâmicas ecológicas com os alunos sobre os animais silvestres. A ideia da ação era compartilhar informações e características sobre espécies da fauna silvestre da Mata Atlântica junto com o público infantil, destacando a importância de preservá-los, bem como toda a natureza.