BAMIN incentiva boas práticas ambientais

Projeto Amigos da Natureza promoveu mais de 20 ações nas escolas públicas de Ilhéus em 2023

 

Realizado pelo Programa de Educação com Comunidades da BAMIN, em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS) e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Projeto Amigos da Natureza movimentou as escolas públicas de Ilhéus ao longo do ano. Com o objetivo de fomentar a educação e as boas práticas ambientais nas instituições de ensino e no entorno do Porto Sul, foram realizadas mais de 20 atividades em 2023, que impactaram positivamente quase 600 pessoas, entre alunos e professores.

Junto com a diretoria das escolas municipais das comunidades de Vila Juerana, Vila São José, Carobeira, Sambaituba e Aritaguá, em Ilhéus, foi desenvolvido um cronograma de atividades com base nas datas comemorativas do Calendário Ambiental. Estas atividades priorizaram dinâmicas de caráter lúdico e envolveram além dos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino, que juntos abordaram temas relacionados à fauna silvestre da região sul da Bahia.

Treze atividades de gincana com o tema Reciclagem foram promovidas ao longo do ano. A intenção das ações era incentivar a redução, separação, reutilização e a reciclagem de resíduos recicláveis e orgânicos dentro e fora das escolas. Três tarefas foram dadas para os alunos se organizarem: coleta de materiais recicláveis para colocar nas sacolas coletoras instaladas nas escola; concurso de desenho sobre o tema resíduos sólidos; e concurso de brinquedo feito de material reciclável. Foram 339 estudantes participantes da gincana.

Outra atividade desenvolvida nas escolas municipais de Ilhéus foi relacionada à Fauna Silvestre, com oito ações acontecendo durante 2023 e envolvendo 241 estudantes. Por meio de uma brincadeira conhecida como “O que é o que é?”, foram realizadas dinâmicas ecológicas com os alunos sobre os animais silvestres. A ideia da ação era compartilhar informações e características sobre espécies da fauna silvestre da Mata Atlântica junto com o público infantil, destacando a importância de preservá-los, bem como toda a natureza.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo