Oficina de Erosão e Mudanças Climáticas abre diálogo socioambiental com pescadores do Rio Almada, em Ilhéus
A BAMIN, por meio do Programa de Compensação para Atividade Pesqueira, promoveu a 1ª etapa da Oficina de Erosão e Mudanças Climáticas com pescadores do Rio Almada, no município de Ilhéus. A atividade proporcionou um espaço de troca de conhecimentos sobre os desafios socioambientais enfrentados pela comunidade ribeirinha.
Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se o “Mapa Falado”, ferramenta que permitiu a identificação coletiva dos principais problemas do rio e suas causas. O encontro contou ainda com a participação ativa do IBAMA em diálogos sobre as dificuldades locais, além da realização de mapeamentos individuais e práticas que demonstraram a importância da mata ciliar no enfrentamento da erosão.
A oficina fortaleceu o aprendizado coletivo e reforçou a necessidade da integração entre comunidade, instituições e natureza para a preservação dos recursos hídricos. Para Ramon Chalhoub, coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, essa primeira etapa da oficina foi fundamental para aproximar os pescadores das questões ambientais que impactam diretamente sua atividade. “Ao estimular o diálogo e o protagonismo comunitário, reforçamos nosso compromisso em apoiar soluções que unem conhecimento tradicional e técnico em prol da sustentabilidade do Rio Almada”, declara o gestor.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.








A iniciativa reforçou os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e as diretrizes do Programa de Prevenção à Exploração Sexual, fortalecendo os vínculos entre os participantes e ampliando a articulação da Rede de Proteção no município.



