NOTÍCIAS

BAMIN promove capacitação em gestão ambiental e responsabilidade social para potenciais fornecedores do Projeto Integrado

A fim de promover melhorias na gestão de negócios para pequenos e médios empreendimentos dos municípios que integram a zona de influência da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) e fomentar a economia local, a BAMIN realizou, no mês de abril, a capacitação de 52 fornecedores em gestão ambiental e responsabilidade social, por meio do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) da companhia.

O programa, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), visa proporcionar a conexão da BAMIN com os fornecedores locais oferecendo apoio e qualificação gratuita nas mais diversas áreas. Entre os cursos oferecidos estão, além dos promovidos este mês, Planejamento Estratégico, Finanças e Custos; Marketing e Vendas; Gestão de Pessoas; Gestão da Qualidade; Saúde e Segurança no Trabalho e Inovação.

Os treinamentos vêm sendo ministrados no formato online com a participação de empresas do ramo de engenharia, alimentício, materiais de construção, publicidade de propaganda, locação de máquinas e veículos, entre outros.  Ismael Ribeiro, representante de uma empresa do segmento de responsabilidade socioambiental e eco sustentabilidade, ressaltou a importância do treinamento para o aperfeiçoamento do seu negócio. “Esse apoio da BAMIN é um caminho importante para que eu possa aprimorar a qualidade do meu negócio e encontrar estratégias para conquistar meu diferencial competitivo e o mais importante, contribuir com o crescimento da região e de quem precisa utilizar os serviços”, declara.

O diretor de Suprimentos da BAMIN, Felipe Heiderick, explica que esta ação é um investimento da companhia para aumentar o desempenho e a capacidade destas empresas de modo a atender à demanda do empreendimento e potencializar suas habilidades no mundo dos negócios. “Seguimos em parceria com o programa com intuito de oferecer o aperfeiçoamento empresarial dos fornecedores da BAMIN, para uma parceria sustentável e um leque de oportunidades na geração de empregos e no desenvolvimento socioeconômico nas cidades que fazem parte do projeto integrado”, pontua.

A BAMIN mantém parceria com o programa visando atender a demanda do projeto integrado de mineração e logística, com a implantação do novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio, através da ferrovia FIOL que ligará Caetité a Ilhéus, onde está localizado o Porto Sul, passando por 20 municípios ao longo dos 537 km de extensão.

A BAMIN iniciou no programa nos anos de 2011 e 2012, ainda na fase de estudos da Mina Pedra de Ferro, em Caetité e do Porto Sul, em Ilhéus, com a integração de fornecedores que atenderam à demanda do empreendimento, de forma direta e indireta e por serviços de qualidade destes fornecedores disponíveis nas regiões.

Por onde os trilhos vão passar: Manoel Vitorino

Localizado a pouco mais de 400 quilômetros de Salvador, Manoel Vitorino é uma das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN no sul da Bahia. Conhecido nacionalmente como a Capital do Umbu, o município de 13.860 habitantes tem no fruto o grande responsável por movimentar sua economia.

O umbu possui um papel importante como recurso nutricional e fonte alternativa comercial para a agricultura familiar na cidade. O fruto é matéria-prima para a produção de muitos derivados, como geleia, doces cremosos e cristalizados, suco concentrado e até sorvete. Grande parte desses produtos é vendido em quase toda a Bahia e até fora do Estado.

A relação do umbu com Manoel Vitorino vai além da economia. Todo mês de janeiro, se realiza a Festa do Umbu, evento que recebe milhares de visitantes que podem conhecer a cultura, o artesanato, a culinária e a ricas história do município. Muitos desses visitantes aproveitam a ida à cidade para conhecer um dos pontos turísticos do lugar: a Pedra da Figura com seus desenhos rupestres.

Segundo historiadores locais, os desenhos foram feitos por índios Guaranis, que habitavam na caatinga e que foram extintos. O local chama a atenção de muitos curiosos, que também aproveitam para visitarem um Olho D’água chamado Cardoso, onde brota do seu interior águas doces e cristalinas e de efeito medicinal.

 

Biomas da Nossa Terra

Com o objetivo de promover a educação ambiental nas comunidades do entorno da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), a BAMIN deu início a um novo programa socioeducativo: o Biomas da Nossa Terra. A iniciativa, promovida em parceria com o CIEDS, leva conhecimento para jovens entre 11 e 15 anos sobre a Сaatinga, o Сerrado e a Mata Atlântica, biomas onde os empreendimentos da companhia estão inseridos.

Até o momento, quatro  turmas participam do programa e já estão concluindo as primeiras oficinas e outras cinco turmas serão formadas entre os meses de maio e junho, com expectativa de aproximadamente 340 participantes.

O conteúdo do programa é apresentado em cinco oficinas, promovidas todos os sábados dentro das próprias comunidades. As aulas são ministradas por pessoas das próprias comunidades, que após treinamento junto ao time de especialistas da BAMIN e do CIEDS, acabam se transformando em multiplicadores de conhecimento, não apenas durante as oficinas, mas também diante da comunidade como um todo.

Inicialmente, a Сaatinga, o Сerrado e a Mata Atlântica são apresentados pelos oficineiros, que mostram as características e diferenças existentes entre eles, junto de sua importância ambiental, econômica, cultural e social para as comunidades e região. Na sequência, as oficinas se aprofundam em cada bioma, detalhando melhor a fauna e flora onde os participantes estão inseridos.

As oficinas são concluídas com a realização de um exercício, com os participantes tendo que elaborar uma proposta de ação para as comunidades onde vivem a partir do conhecimento adquirido no programa. Os melhores projetos serão escolhidos e receberão apoio para serem colocados em prática. Esta ação tem a intenção de fazer com que os jovens tenham um olhar mais crítico e, juntos, discutam melhores soluções para uso sustentável da fauna e flora.

O Biomas da Nossa Terra, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da BAMIN, é resultado de pesquisas que envolveram os municípios dos 537 Km da ferrovia, com destaque para Ilhéus, Ubaitaba l, Aiquara, Jequié, Manoel Vitorino, Brumado e Caetité. “Esse projeto nos dá a oportunidade de, em conjunto com a comunidade, consolidar ações com o propósito de compartilhar conhecimento, auxiliar na conservação e preservação ambiental, disseminar a sabedoria e tradições das comunidades dos projetos da companhia. É um aprendizado genuíno e mútuo”, declara Marcelo Dultra, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades.

 

 

BAMIN e CIEDS se reúnem para promover a integração entre colaboradores

 

 

Colaboradores da BAMIN e representantes do CIEDS, empresa parceira no desenvolvimento de projetos socioeducativos nas comunidades contempladas pelo Projeto Integrado conduzido pela companhia na Bahia, participaram de uma atividade de integração em Ilhéus, nos dias 9 e 10 deste mês. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços entre as equipes, promover o alinhamento de metas e estratégias para o desenvolvimento de ações e iniciativas futuras.

Para Marcelo Dultra, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades da BAMIN, trabalhar em sinergia é fundamental para o sucesso do projeto. Entre os pontos abordados no encontro, destacou a discussão técnica sobre o programa de comunicação social: “atuar de forma integrada traz diversos benefícios para a empresa e para todas as comunidades envolvidas. Acredito que a única maneira de alcançarmos o sucesso é compartilhando conhecimento e foi isso que tivemos a oportunidade de fazer na última semana”.

O Gerente de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Rafael Botelho, complementa sobre a importância da integração para a execução das atividades. Para ele, a troca de informações e o detalhamento dos objetivos estratégicos da companhia, ajudam a mitigar os impactos do Projeto, bem como o desenvolvimento harmônico do relacionamento com as comunidades, desde o Porto Sul até a Mina Pedra de Ferro, passando pelas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1).

“As atividades e dinâmicas desenvolvidas neste encontro nos possibilitaram conhecer melhor os programas sociais desenvolvidos em cada site. Também permitiram estreitarmos as relações internas, promovendo a troca das boas práticas de cada um e os desafios encontrados por cada equipe. E por fim, serviram para reforçar que todos nós somos uma única empresa, criando uma mesma narrativa para alcançarmos nossos objetivos”, comenta.

Ana Paula Dias, coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, também participou da atividade e conta que estreitar a relação com as comunidades e implantar os projetos estruturantes no território onde está sendo desenvolvido do Projeto Integrado são grandes desafios. E para que sejam alcançados, é importante definir a melhor estratégia em conjunto, seguir um padrão e buscar o engajamento de todos os envolvidos.

“Os projetos elaborados pela BAMIN em parceria com o CIEDS proporcionarão uma melhoria na qualidade de vida das comunidades de atuação, um aquecimento da economia local e o fortalecimento do empreendedorismo no entorno do Porto Sul, da Mina Pedra de Ferro e ao longo dos 537 quilômetros da FIOL. A BAMIN, por meio da área de Relacionamento com Comunidades, preza pelo bem-estar social e por uma atuação pautada no respeito e na ética”, conclui.

Causos BAMIN

 

“Nada muda, se você não mudar”. É com esse pensamento que Michele de Oliveira Ramos, 44 anos, fiscal de obras da Arcadis, empresa parceira da BAMIN no desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), vem construindo sua jornada profissional e pessoal. Natural de Feira de Santana, a mãe de Maria Josina e Yasmin é inspiração para todos que passam pelas obras em Uruçuca, por sua dedicação, empatia, proatividade e, claro, pelas boas histórias.

“Se eu não mudasse, tinha tudo para dar errado. Eu saí de um casamento abusivo com duas filhas e geralmente quando isso acontece, as mulheres buscam outros relacionamentos. Mas não queria isso para a minha vida. Queria mudança, trabalhar, buscar algo novo, conhecimento, pois é dessa forma, por meio da educação, que a gente vai longe”, recorda Michele, que se tornou engenheira civil no ano passado e atualmente faz pós-graduação em geotecnia.

O interesse pela engenharia surgiu há uma década, quando trabalhou na área administrativa da empresa responsável pelo início das obras da FIOL 1, mas a oportunidade de fazer o tão sonhado curso superior veio apenas em 2019. Para conciliar estudo e trabalho, já que era a provedora da casa, passou a trabalhar como vigilante na área onde está sendo construído o Porto Sul, em Ilhéus.

“Quando comecei a trabalhar como vigilante no Porto Sul, vi que ali tinha possibilidade de crescimento. Como era estudante de engenharia, sempre que possível, falava com os responsáveis pelas obras que estava em busca de estágio, que tinha interesse em trabalhar na área. E numa dessas conversas, surgiu a oportunidade na Arcadis para trabalhar como fiscal de obras”, comenta a engenheira, que ocupa a função desde junho passado.

Michele é responsável por verificar se o trabalho que está sendo executado pelos operários nas obras da FIOL 1 está de acordo com o projeto. “É uma responsabilidade grande, mas saber que estou trabalhando nestas importantes obras é gratificante. Espero continuar participando, sempre buscando novas oportunidades e desafios. Meu objetivo é seguir crescendo, acompanhando este projeto que vai trazer muito desenvolvimento para a Bahia”, afirma.

 

Por onde os trilhos vão passar: Aurelino Leal

 

À margem do Rio de Contas, no Sul da Bahia, está localizada a cidade de Aurelino Leal. Com pouco mais de 11 mil habitantes, o município se destaca pela produção do cacau, criação de gado de leite e corte, além da pesca e lavoura. É também uma das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN no Estado.

Quando ainda era apenas um povoado, chamava-se São Miguel e seu território pertencia a então Capitania de Ilhéus, e posteriormente ao município de Barra do Rio das Contas, hoje Itacaré. Ganhou autonomia administrativa em 1961, passando a se chamar Aurelino Leal, em homenagem ao advogado, jornalista e político Aurelino de Araújo Leal, autor de uma das obras jurídicas mais importantes do país: História Constitucional do Brasil.

Com uma população hospitaleira e culinária rica, de muitos pratos feitos a partir do pescado, a cidade conta com boas opções de lazer e turismo. Entre as atrações estão as trilhas e as cachoeiras, além dos passeios de barco pelo Rio de Contas. Aurelino Leal também chama atenção pelas tradicionais festas ao longo do ano, como as celebrações juninas – em especial São Pedro, e de sua Padroeira: Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.

Diálogo é Vida

O Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, estabelecido pela Organização Mundial do Trabalho em 28 de abril.

A BAMIN, por meio do time de Saúde e Segurança Ocupacional, acredita que a melhor forma de garantir o bem-estar dos colaboradores é a prevenção. Na última terça-feira, dia 16, a empresa promoveu mais uma edição do Diálogo é Vida, com a Dra. Adriana Portela e o time de SSO, para apresentar os benefícios da saúde preventiva.

No encontro virtual, foi reforçado a importância de se identificar os fatores de risco à saúde. Também foi falado sobre diferentes níveis de prevenção, desde evitar o surgimento de doenças por meio de exames e consultas regulares, até as boas práticas para a redução de procedimentos desnecessários no paciente.

Adriana Portela apresentou ainda as vantagens da realização de consultas médicas eletivas, que são aquelas agendadas previamente, ou seja, sem urgência. Nelas é possível um melhor planejamento e organização, garantindo um atendimento mais eficiente e personalizado, incluindo exames de rotina e cirurgias.

Por fim, o encontro promovido pelo time de SSO da BAMIN destacou como proceder em casos de urgência e emergência, indicando a procura por um Pronto Atendimento mais próximo ou o acionamento do SAMU pelo telefone 192, que pode garantir a chegada rápida de socorro médico até o atendimento hospitalar.

Colaboradores da BAMIN recebem títulos de Cidadã e Cidadão Caetiteense

 

Ana Paula Dias, coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, e Fernando Carneiro, diretor de Operações da companhia, receberam da Câmara Municipal de Caetité o Título de Cidadão Caetiteense. A homenagem foi realizada durante sessão solene da Casa no último dia 5, data em que o município comemorou 214 anos de emancipação político-administrativa. Ao todo foram 15 títulos concedidos a cidadãos que se destacaram pelos trabalhos em prol da comunidade caetiteense, além de honrarias beneméritas para personalidades que contribuíram com relevantes serviços prestados ao município.

Ao receber a homenagem, Ana Paula declarou sua gratidão: “Vim do litoral da Bahia para o sertão, da Mata Atlântica para a caatinga e o cerrado. Estou em Caetité desde 2005. São quase 19 anos de dedicação exclusiva, pautada sempre pelo respeito, ética e transparência no relacionamento com as comunidades. Aqui virei a chave da minha vida, passando de uma estudante recém-formada em assistência social para profissional de serviço social. Gostaria de agradecer a minha família, à Diretoria e aos colegas da BAMIN, por me possibilitarem contribuir com o desenvolvimento sustentável das 32 comunidades de Caetité onde atuo”, disse.

Fernando Carneiro também aproveitou a solenidade para agradecer a honraria. Para o executivo é uma satisfação enorme se tornar cidadão honorário de uma cidade que tem personalidades importantes, como Anísio Teixeira, jurista, educador e escritor: “Sou nascido em Minas Gerais, crescido em Goiás e me considero baiano de coração. Agora, com este título, sou um baiano de fato. E, para mim, é motivo de muito orgulho. Quando vim para cá, descobri uma cidade formada por um povo extremamente acolhedor, educado, simples e genuíno. Eu tenho como objetivo, e agora como responsabilidade, retribuir isso por meio do nosso trabalho, da implantação do projeto integrado da BAMIN, valorizando sempre a mão de obra local e contribuindo com o desenvolvimento da região”, conclui.

Chuva: confira dicas para se proteger de enchentes e deslizamentos

As fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias estão causando destruição e transtornos para moradores de diversas cidades do Estado. Diante deste cenário, é importante a população estar atenta sobre os perigos dos temporais e a necessidade de prevenção contra alagamentos e deslizamentos de encostas.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia é fundamental que alguns cuidados sejam seguidos durante as chuvas intensas, como ser rápido em casos de inundações, desabamentos e soterramentos. Importante caso perceba algum barulho estranho, aparecimento de trincas e rachaduras nas paredes, sair imediatamente do local, assim como ficar atento à movimentação do solo.

Outra dica das autoridades de segurança é ter cuidado com apare hos elétricos que, quando molhados (ou úmidos), podem se tornar perigosos. Por isso é necessário desligar a energia dos mesmos. Nas ruas, deve-se evitar abrigo sob árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem causar ferimentos, caso caiam. Também é recomendado nunca atravessar ruas alagadas ou com enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água pode arrastar as pessoas. Se estiver dentro de um veículo, o ideal é procurar um local alto e esperar o nível da água baixar, além de nunca parar o carro perto de árvores ou postes, que podem cair com a força do vento.

Seguir corretamente todas as recomendações dos órgãos responsáveis pelo resgate é primordial para a segurança das pessoas, assim como não contestar as orientações dos agentes da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. Em caso de emergência, ligar para o 199 – Defesa Civil,  193 –  Corpo de Bombeiros, 192 – SAMU e 190 – Polícia Militar.

BAMIN na Mídia

O projeto de compliance integrado que vem sendo desenvolvido pela BAMIN foi destaque na imprensa especializada nos últimos dias. A plataforma Diligent, solução tecnológica criada pela empresa Quality Digital, consiste na implementação de um código de conduta, um canal de denúncia, treinamentos, mapas de riscos e controles, além de um assurance compliance.

O projeto apresenta diversos destaques significativos, incluindo o monitoramento abrangente de 236 riscos e o controle efetivo de 101 variáveis cruciais. Além disso, conta com a participação ativa da equipe, com 32 embaixadores de compliance, evidenciando o comprometimento com as práticas éticas da companhia.

Clique aqui e confira a matéria completa.

Por onde os trilhos vão passar: Aiquara e Gongogi

Setenta e cinco quilômetros separam Aiquara e Gongogi, no sul da Bahia. Apesar da distância, dois importantes fatos as unem: ambas comemoram 62 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 12 de abril. E também são duas das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN na região.

Aiquara e Gongogi foram elevadas à categoria de município em 1962, com Aiquara se desmembrando de Jequié e Gongogi tendo seu território separado de Ubaitaba. Atualmente, Aiquara conta com 4.447 habitantes, de acordo com dados do último Censo demográfico do Brasil. Já Gongogi possui uma população de 5.555 habitantes.

Outros fatores que os municípios têm em comum são as riquezas histórica e cultural. Ambos começaram a ser povoados no início do século passado por pessoas vindas de diversas regiões do Estado para trabalharem, principalmente, em grandes fazendas. Esta mistura as levou a oferecer uma variedade de atividades e atrações para seus visitantes desfrutarem.

Ambas são conhecidas por suas animadas festas ao longo do ano. Gongogi, por exemplo, celebra seu aniversário com muita folia por meio do tradicional Gongogi Folia, evento que conta com a participação de artistas locais e músicos famosos. Já em Aiquara, os destaques são as festas juninas de São João e São Pedro, que além de promover a tradição, fomentam a economia local.

Fechamento de Ciclo em Petim

Após quase três anos de parceria com as comunidades do distrito de Castro Alves, a BAMIN se reuniu com lideranças daquela região para apresentar as principais ações sociais desenvolvidas durante este período. A fase de fechamento deste ciclo foi apresentada em reuniões entre 21 e 22 de março, e contou com a participação de moradores de Petim, Antas, São Roque e Enseada do Paraguaçu, além de 38 profissionais que agradeceram a colaboração nestas iniciativas.

Em Castro Alves, foi apresentada uma linha do tempo com histórico das atividades, como o Programa de Comunicação Social, que teve ações de comunicação, educação ambiental e de saúde e segurança em Petim e Antas, impactando aproximadamente 1.135 pessoas; e o Programa Viva Cidadania, que fortaleceu a rede de combate e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, além da formação do grupo de mulheres negras, com resultados bastante positivos que reafirmam o compromisso da BAMIN em levar conhecimento e somar com as comunidades do município e do entorno do empreendimento.

A secretária de educação de Castro Alves, Fernanda Rodrigues de Brito Carvalho, também participou do evento e falou sobre o legado deixado pela empresa. “Quero agradecer a todos, pois sei que não foi fácil. Mesmo desempenhando papeis diferentes, cada um se destacou e abraçou a causa. Esse legado deixado pela BAMIN é muito importante, não só para o município de Castro Alves, mas para nós enquanto secretarias e para todas as comunidades da região”, destacou a secretária, durante evento no dia 21, no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que reuniu 28 pessoas de diversos segmentos, como trânsito, educação, saúde e assistência social.

Já em São Roque e Enseada do Paraguaçu, as reuniões aconteceram no dia 22. “Além de ser presidente de um sindicato, faço parte de outras associações e defendo as comunidades e trabalhadores, mas reconhecemos o papel de algumas empresas e precisamos de fato enaltecer a atitude da BAMIN, que se coloca à disposição para ouvir a comunidade”, declarou Bernardo Júnior Brasil, liderança de São Roque. Durante a atuação da BAMIN na região, a equipe do Programa de Comunicação Social executou ações de comunicação de porta em porta, informando a população sobre o empreendimento e a logística utilizada.

Em Enseada, a líder comunitária Liliane Soares Santos de Jesus elogiou o trabalho desenvolvido na região: “A única empresa que nos procurou foi a BAMIN. Eu tive a presença da Maíra (colaboradora do CIEDS prestadora de serviço da BAMIN) lá em casa várias vezes, procurando saber tudo direito, se estávamos sentindo alguma coisa. Então, a atuação de vocês é mesmo diferenciada. Para o meu trabalho de conclusão de curso, pesquisei sobre a BAMIN, tendo algumas referências e percebi que essa ação de comunicação social desenvolvida pela empresa não é só aqui”, comenta.

Com essas ações, a BAMIN concluiu este ciclo na região de Castro Alves mantendo um relacionamento positivo com as comunidades e demonstrando o compromisso com a responsabilidade social corporativa.

Pular para o conteúdo