Projeto socioambiental “Pedrinha de Ferro” distribui kits pedagógicos e forma educadores de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida

 

O projeto “Pedrinha de Ferro”, desenvolvido pela BAMIN em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, realizou a entrega de kits educativos a 12 escolas das redes municipais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida. Voltada a estudantes do 5º ano do ensino fundamental, a iniciativa busca estimular a consciência ambiental e formar jovens capazes de refletir sobre o meio em que vivem e propor soluções sustentáveis para os desafios da região.

Entre os dias 29 e 30 de abril e no dia 15 de maio, as escolas participantes receberam os kits com planos de aula e a websérie As Férias de Pedrinho, criada especialmente para apoiar a educação ambiental. Desde o início do ano, 59 educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários de educação, participaram de oficinas práticas em vídeo, fotografia, teatro e contação de histórias.

 

 

 

 

 

 

 

 

“Esses materiais foram pensados para dialogar com a realidade dos estudantes e apoiar os professores na construção de uma aprendizagem significativa, crítica e integrada à vida local”, explicou Glauciane Rodrigues, da Fundação Anísio Teixeira, durante as entregas.

A coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ana Paula Dias, reforçou a importância do engajamento dos educadores. “O projeto só ganha sentido porque foi acolhido com entusiasmo por quem está no dia a dia da escola. A confiança e dedicação dos profissionais mostram que é possível transformar a educação ambiental em uma ferramenta real de mudança nas comunidades.”

A nova fase do programa prevê que cada escola possa adaptar os conteúdos conforme seu cronograma e contexto, fortalecendo a autonomia pedagógica.

Pedrinha de Ferro – Esta atividade faz parte de condicionantes ambientais estabelecidos pelo INEMA da LI – Portaria nº 17.973/2019 – LXVII/LXXII e LO – Portaria nº 22.057/2020 – I, na área de abrangência do Projeto Pedra de Ferro.

Compartilhe

Pular para o conteúdo