BAMIN leva Bumba do Seu Oreco e contação de histórias à Festa Literária de Ilhéus

Apresentações aconteceram nesta semana; iniciativas culturais da empresa fortalecem tradições no entorno do Porto Sul

Boi do Seu Oreco | Foto divulgação

Com o objetivo de valorizar a produção cultural local e preservar as tradições das comunidades do entorno do Porto Sul, a BAMIN participa da programação oficial da Festa Literária de Ilhéus (FLI) com duas ações especiais no Espaço Flizinha, na Praça da Catedral. Na última quarta-feira (30), às 17h, foi realizada a apresentação do tradicional Bumba Meu Boi do Seu Oreco, e na quinta-feira (31), às 16h, o público acompanhou uma sessão de contação de histórias com moradores da Lagoa Encantada – guardiões das lendas locais – em uma ação do Armário Cultural Coletivo.

Ambas as atividades foram abertas ao público e fazem parte do Programa de Valorização da Cultura da BAMIN, em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS) e o Comitê de Acompanhamento do programa.

Compromisso com a cultura

Valorizar a cultura é um compromisso da BAMIN e a empresa vem contribuindo continuamente para isso. A revitalização do Bumba Meu Boi, expressão folclórica histórica da zona rural de Ilhéus, é um exemplo. Desde 2023, a empresa promove o Encontro dos Bumbas, que reuniu, após mais de 30 anos, os grupos Boi do Seu Oreco, de Urucutuca, e o Reisado de Vila Juerana, fortalecendo o reconhecimento e a continuidade dessa manifestação cultural.

Já o Armário Cultural leva livros e jogos educativos a espaços públicos de 16 comunidades da região, com curadoria voltada ao público infantil e valorização de conteúdos regionais. A iniciativa estimula o hábito da leitura, promove o desenvolvimento intelectual e reforça o compromisso da BAMIN com a educação.

A presença da BAMIN na FLI simboliza a integração entre o desenvolvimento e o respeito às raízes culturais do território. “A intenção é construir um legado vivo e contínuo, que vá além de um único projeto ou ação. Queremos deixar uma marca positiva nas pessoas, de forma que se sintam inspiradas a reconhecer, valorizar e dar continuidade à sua própria cultura”, afirma o diretor de Sustentabilidade da BAMIN, Marcelo Dultra.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo