Suhiane Rochael Ledo, 46 anos, criou em Caetité a Tuca Artes, um negócio de produção artesanal com quase duas décadas de história. A marca é especializada em peças autorais de biscuit e decupagem em madeira, voltadas especialmente para lembranças e elementos da cultura local, com presença cativa em feiras e eventos espalhadas pela Bahia. Em 2025, Suhiane passou a integrar a RIOLESC — Rede de Integração Oeste-Leste de Economia Solidária e Circular.
A empreendedora participou de todas as etapas do projeto. Ao longo do processo, aprendeu a aplicar estratégias de marketing digital, aprimorar a organização financeira e enfrentar desafios comuns no setor, como a precificação dos produtos artesanais.
Segundo Suhiane, os conhecimentos adquiridos sobre vendas e divulgação vêm sendo aplicados nas feiras e contribuindo diretamente para os resultados do negócio. “Foi muito conhecimento que ainda estou colocando em prática, tinha muita coisa que eu não sabia e agora aprendi”, conta.
A participação em junho na Feira RIOLESC, em Ilhéus, marcou um momento importante na trajetória da empreendedora. “Vendi muito, fechei bons negócios, fiz excelentes contatos para parcerias futuras”, destacou.
Com os aprendizados e conquistas recentes, Suhiane já projeta os próximos passos da Tuca Artes. Pretende abrir uma loja física dedicada ao artesanato regional, com produtos que valorizem a identidade cultural da Bahia. “O espaço físico me ajudaria na expansão da minha marca, para levar os meus produtos para o turismo e fora do estado”, vislumbra.
Atualmente à frente da criação da Associação do Movimento dos Artesãos de Caetité, Suhiane é defensora do fortalecimento da economia solidária e segue recomendando a RIOLESC a outros artesãos da região, destacando a relevância do projeto na capacitação e no desenvolvimento de pequenos empreendimentos no interior da Bahia.
Sobre a RIOLESC
A RIOLESC — sigla para Rede de Integração Oeste-Leste de Economia Solidária e Circular — é um projeto que tem transformado a realidade de pequenos empreendedores nas cidades do interior da Bahia por onde passa a FIOL I. Criada em 2023 pela BAMIN em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos para o Desenvolvimento Social (CIEDS), oferece capacitação e apoio técnico aos pequenos empreendedores da região, com a proposta de fortalecer esses negócios, ampliar suas vendas e deixar um legado positivo para as comunidades locais. Em 2024 e 2025, realizou a Feira RIOLESC em Jequié e Ilhéus, respectivamente, com os empreendedores participantes das duas edições do projeto.