A BAMIN vem ampliando suas ações de conscientização e formação interna por meio dos Diálogos Semanais Socioambientais – DSS, encontros que acontecem no início das atividades laborais nos setores administrativos e de operação da empresa e de suas terceirizadas. A iniciativa do Programa de Educação Ambiental com Trabalhadores (PEAT), busca fortalecer a cultura de saúde, meio ambiente e segurança no cotidiano dos trabalhadores, além de alinhar pautas de trabalho e compartilhar informações relevantes.
No últimos dia 9, o encontro, que aconteceu no Canteiro da BAMIN, abordou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, trazendo reflexões sobre a importância da preservação ambiental e do engajamento comunitário. Durante o diálogo, foram destacados exemplos de soluções práticas e estratégias de mitigação desenvolvidas pelo empreendimento Porto Sul, a partir das iniciativas dos Programas Socioambientais da BAMIN, com foco na Educação Ambiental com a Comunidade Entre os pontos debatidos estiveram a educação ambiental, a mobilização comunitária, o incentivo à coleta seletiva e o apoio a iniciativas locais.
O calendário dos próximos encontros já prevê temas de grande relevância. Em outubro, o foco será o Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais. Em novembro, os colaboradores participarão de diálogos sobre o Dia da Consciência Negra (20/11) e o Dia do Rio.
Os DSS fazem parte do PEAT – Programa de Educação Ambiental com Trabalhadores e são destinados a todos os colaboradores da companhia e das empresas parceiras. A proposta é oferecer um espaço formativo, breve e contínuo, que promova práticas responsáveis e incentive atitudes sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.
Para o Coordenador de Relacionamentos com a Comunidade da BAMIN, Ramon Chalhoub, os DSS têm papel essencial no fortalecimento do compromisso socioambiental da empresa: “Acreditamos que a informação e a conscientização contínua são fundamentais para construir uma cultura organizacional sustentável. Mais do que isso, buscamos engajar também as comunidades do entorno, incentivando práticas que beneficiem o meio ambiente e a qualidade de vida de todos”.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.