O Litoral Norte de Ilhéus deu um passo importante para o fortalecimento do turismo sustentável com a conclusão da Oficina de Roteiros Turísticos, promovida pela BAMIN em parceria com o Programa de Reorientação da Atividade Turística. Ao longo de três encontros, 25 participantes — entre lideranças comunitárias, empreendedores, Sebrae, SECTUR e CEEP Chocolate — trabalharam de forma colaborativa na criação e no aperfeiçoamento de roteiros capazes de integrar a região à oferta oficial de turismo do município.
O objetivo principal da oficina foi estimular a valorização do patrimônio local e estruturar experiências autênticas, conectando cultura, natureza e comunidade. A metodologia incluiu etapas de inventário e mapeamento dos atrativos, design de produtos turísticos e construção colaborativa de propostas. O resultado foi a criação de roteiros que destacam o potencial do Litoral Norte e reforçam a sustentabilidade como eixo estratégico.
“A BAMIN acredita no turismo como vetor de desenvolvimento territorial. Esse processo colaborativo mostrou a força da comunidade em transformar conhecimento em oportunidades reais, deixando como legado não só os roteiros, mas também a capacitação e a articulação entre os agentes locais”, afirmou Ramon Chalhoub, coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN.
A oficina também deixou marcas positivas entre os participantes. Carolina, moradora de Serra Grande, destacou a importância da experiência: “Estou muito feliz e satisfeita de ter tido essa oportunidade porque alargou e muito meus horizontes sobre o que é Ilhéus, o que compõe Ilhéus, o que é cultura, o que são as pessoas, o que são os locais”.
Para a ministrante do curso, Heilane Lopes, bacharel em Administração, o impacto vai além da teoria: “A oficina de fato foi incrível, muito colaborativa e envolvente. Vão surgir novos produtos onde os turistas poderão conhecer uma nova Ilhéus.”
Com os resultados obtidos, a BAMIN e o Programa de Reorientação da Atividade Turística planejam integrar os novos roteiros ao calendário oficial da cidade e apoiar o empreendedorismo sustentável, garantindo o desenvolvimento de longo prazo do turismo na região.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.