Diretor técnico e de estratégia da BAMIN participa de debate sobre eficiência energética e transição na mineração durante a Exposibram 2025

Lucas Araújo Silva, destacou desafios e oportunidades para o setor diante da transição energética e do avanço tecnológico

Na tarde desta terça, 28, o diretor técnico e de estratégia da BAMIN, Lucas Araújo Silva, participou do painel “Oferta de Energia para Mineração e Eficiência Energética”, realizado durante a Exposibram 2025, em Salvador. O debate reuniu especialistas do setor para discutir os avanços e desafios relacionados à geração e oferta de energia no Brasil, com foco nas demandas do setor mineral e nas soluções tecnológicas voltadas à eficiência energética.

Lucas Araújo Silva dividiu o palco com Cristina Lucia Duarte Pinho, do Instituto Luisa Pinho Sartori; Juliana de Moraes Marreco de Freitas, da Peoplenergy Consulting; e Ludmila Lopes Nascimento Brasil, da Green Energy Park. A mediação ficou a cargo de Sérgio Fernandes Saraiva, da Largo Vanádio de Maracás S/A.

Durante o bate-papo, o executivo da BAMIN abordou temas centrais para o futuro da mineração, destacando a importância do setor como fator-chave na transição energética e os desafios de incorporar inovações tecnológicas, como o uso da inteligência artificial. “O setor ainda precisa se debruçar mais nas discussões sobre o uso da IA. Ela tem potencial para acelerar processos e aumentar a eficiência, mas ainda há um caminho a percorrer”, destacou Lucas.

O diretor também pontuou a necessidade de atrair e qualificar novos talentos para a mineração, um desafio crescente diante da escassez de mão de obra especializada. “A mineração ainda não é vista como uma área atrativa pelas novas gerações. Precisamos refletir sobre como tornar o setor mais interessante e conectado aos valores desse público”, afirmou.

O painel ainda explorou os principais pontos de consumo de energia nas diferentes etapas da mineração, como lavra, beneficiamento e transporte e as oportunidades de ganhos de eficiência a partir de soluções tecnológicas e estratégias de gestão capazes de reduzir custos e consumo energético.

Compartilhe

Pular para o conteúdo