O Programa de Educação Ambiental com Comunidades da BAMIN realizou mais uma edição da Dinâmica nas Escolas Públicas, desta vez na comunidade de Juerana, em Ilhéus. A atividade contou com a parceria do projeto de extensão Coleções de Mamíferos e de Herpetologia da UESC e teve como tema central “Aspectos gerais sobre serpentes e acidentes ofídicos”.
Durante a ação, alunos, professores e funcionários participaram de palestras e demonstrações práticas conduzidas pelos herpetólogos Antônio Argolo e Juliana Alves, que apresentaram espécies domesticadas de serpentes em ambiente controlado e seguro. Os estudantes puderam observar de perto os animais, aprender sobre suas características biológicas e comportamentais e compreender a importância ecológica das serpentes para o equilíbrio ambiental. A iniciativa buscou desmistificar crenças populares e reforçar orientações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros, de forma lúdica e educativa.
Além da parte pedagógica, a ação teve um caráter de incentivo às práticas sustentáveis. Como reconhecimento pelo engajamento da comunidade escolar, a BAMIN entregou um freezer à escola de Juerana, contribuindo para melhorar o armazenamento da merenda. A atividade também faz parte de uma sequência de ações do programa que incluem a entrega de kits de lixeiras para coleta seletiva e kits de composteiras em outras instituições da região, como a escola de Sambaituba, visitada em outubro.
De acordo com Sandra Argolo, Analista de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, a ação reflete o compromisso da empresa em promover a conscientização ambiental e fortalecer o vínculo com as comunidades vizinhas ao empreendimento Porto Sul. “Ao despertar nas crianças o respeito à fauna e o interesse pela ciência, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes e multiplicadores de boas práticas ambientais”, afirma.
A iniciativa reforça o papel do programa da BAMIN como um importante instrumento de educação ambiental e relacionamento comunitário, aproximando a empresa das escolas públicas das áreas próximas aos seus empreendimentos e estimulando uma cultura de preservação, responsabilidade e sustentabilidade nas novas gerações.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.

