Resíduos sólidos foi o tema de debate com alunos de Lagoa Real

A atividade envolveu cerca de 80 estudantes do Ensino Fundamental II em atividades práticas e rodas de conversa sobre descarte correto e reciclagem

Escolas do município de Lagoa Real também foram contempladas pela iniciativa do Programa de Educação Ambiental da BAMIN, que reuniu, em outubro, em torno de 80 alunos e educadores em duas unidades de ensino: a Escola Municipal de Tempo Integral Maria Otília Cardoso e a Escola Municipal de 1º e 2º Grau Natalino de Oliveira Lima. A atividade teve como proposta estimular o olhar crítico dos estudantes do 6º ao 8º ano para o tema dos resíduos sólidos, ampliando o entendimento sobre os impactos do descarte inadequado e fortalecendo práticas sustentáveis no cotidiano.

As rodas de conversa apresentaram conceitos essenciais sobre os tipos de resíduos (orgânicos e recicláveis) e os danos ambientais e sociais provocados pelo lixo descartado de forma incorreta. Para aproximar o tema da vivência dos alunos, foram abordados exemplos da própria região, como o lixão de Lagoa Real; a transformação do antigo lixão de Caetité em aterro sanitário; e o trabalho desenvolvido pela cooperativa de catadores (Coopercicli), apoiado pela BAMIN, e que atua na promoção da reciclagem e na inclusão social de famílias locais.

Os estudantes também assistiram a um vídeo educativo sobre coleta seletiva e reciclagem, que serviu como base para duas oficinas práticas. Na primeira, os jovens interagiram com o “Trenzinho da Coleta Seletiva”, painel que remete ao futuro trem da FIOL. Cada participante recebeu adesivos representando diferentes resíduos e foi desafiado a associá-los às lixeiras corretas.

A segunda atividade, a roleta interativa, trouxe perguntas sobre descarte adequado e a importância da reciclagem, incentivando raciocínio rápido, cooperação entre colegas e assimilação dos conteúdos de forma leve e envolvente. O entusiasmo e a participação ativa dos estudantes marcaram as ações realizadas nas duas escolas.

O compromisso da BAMIN é fortalecer, junto às comunidades, uma cultura ambiental que faça sentido para o dia a dia das pessoas. Fazer os jovens compreenderem a importância da destinação correta dos resíduos é um passo importante para transformações práticas e construção de ambientes mais saudáveis para todos.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo