A BAMIN, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável da Bahia, tem investido continuamente em ações socioambientais voltadas às comunidades onde atua, buscando promover conscientização, cidadania e melhoria da qualidade de vida. Por meio de seus programas e projetos, a companhia reafirma sua responsabilidade social e o compromisso de contribuir para a formação de uma cultura ambiental mais sólida e participativa entre crianças, jovens e adultos.
É por isso que a empresa iniciou a ação de entrega de lixeiras de coleta seletiva em escolas públicas localizadas em municípios por onde a FIOL I passará e que são participantes do Programa de Educação Ambiental. Essa doação é resultado das ações desenvolvidas nos meses de agosto e setembro, quando os alunos participaram de oficinas e dinâmicas sobre compostagem e resíduos sólidos, com foco em aprendizado lúdico e educativo.
Durante esses encontros, os estudantes aprenderam sobre a diferença entre resíduos e rejeitos, a importância da coleta seletiva — incluindo o significado das cores das lixeiras —, além de conceitos sobre consumo consciente, impactos do descarte incorreto de resíduos e a diferença entre lixões e aterros sanitários. Também foi apresentado um método simples e prático para a realização de compostagem.
Segundo a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz, em Jequié, Jocilene Santos, ao fornecer recursos e apoio às escolas, a BAMIN está ajudando a educar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. “A empresa contribui para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que podem ser levados para a vida toda”, ressalta. Além desta instituição de ensino, a iniciativa também foi realizada em duas escolas do município de Lagoa Real, localizadas no Lote 4 da FIOL I: a Escola de Tempo Integral Maria Otília Cardoso e a Escola Municipal de 1º e 2º Grau Natalino de Oliveira Lima, que agora contam com estruturas adequadas para incentivar a prática da coleta seletiva no ambiente escolar.
Com a entrega das lixeiras, a BAMIN busca estimular a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, incentivando o engajamento das crianças e das escolas na separação correta dos resíduos e no cuidado com o meio ambiente.
A ação contemplará ainda escolas de diferentes comunidades e municípios, entre eles Sambaituba, Castelo Novo e Banco do Pedro (Ilhéus); Ruinha e bairro KM3 (Jequié); além de localidades como Ilha Grande, Pitu, Passagem de Santana e Assentamento Pindobeira.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.
