BAMIN leva educação ambiental a quase 1.700 estudantes em comunidades da FIOL I

Iniciativa da BAMIN fortalece a conscientização socioambiental em 29 escolas públicas e projeta expansão das ações para 2026

 

O Programa de Educação Ambiental nas escolas, executado pela BAMIN, vem fortalecendo a cultura de sustentabilidade e a conscientização socioambiental em comunidades localizadas ao longo do traçado da FIOL I. Desde sua estreia, em agosto de 2025, o projeto já alcançou 29 escolas públicas de diferentes realidades, desde urbanas, rurais, até de assentamentos, em municípios como Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Jequié, Maracás, Iramaia, Manoel Vitorino, Tanhaçu, Brumado e Lagoa Real.

Até o momento, aproximadamente 1.691 estudantes participaram das atividades, que seguem em andamento até o final do ano letivo, com novas ações previstas para novembro e dezembro. No total, já foram realizadas 29 atividades educativas, que incluem oficinas, rodas de conversa e dinâmicas voltadas à reflexão sobre o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente e na construção de comunidades mais sustentáveis.

O Programa de Educação Ambiental nas Escolas está estruturado a partir de condicionantes de licença ambiental vinculadas a medidas mitigadoras e compensatórias da BAMIN. Todas as ações seguem diretrizes pedagógicas e técnicas fundamentadas na Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental, e no Plano Básico Ambiental (PBA) aprovado pelo IBAMA, assegurando a integração entre a escuta comunitária e a prevenção dos impactos socioambientais decorrentes da implantação da FIOL.

Com resultados expressivos em 2025, o programa se prepara para avançar ainda mais no próximo ciclo. As metas para 2026 serão definidas na segunda quinzena de dezembro, durante a apresentação do Planejamento Anual de Educação Ambiental da BAMIN, com o compromisso de ampliar o alcance e dobrar o número de escolas beneficiadas.

De acordo com o Coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, o PEA nas Escolas tem um papel transformador. “Ele aproxima a BAMIN das comunidades, promove o diálogo e desperta nas novas gerações o senso de pertencimento e responsabilidade com o meio ambiente. Nosso foco para 2026 é expandir essa rede de aprendizado, consolidando o projeto como uma referência em educação ambiental no território da FIOL”, afirma.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo