BAMIN leva informação porta a porta para comunidades

Cartilha sobre obras, meio ambiente e ações sociais já foi entregue em cinco municípios

(Foto: Divulgação)

 Entre os meses de maio e julho, a BAMIN apresentou às comunidades da área de influência da implantação do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I) a segunda edição da cartilha externa ‘Olá, Comunidade’. O material reúne informações sobre as frentes de obra, medidas ambientais e atividades sociais desenvolvidas pela empresa. A distribuição foi realizada por meio de visitas domiciliares e rodas de conversa promovidas pela equipe de Relacionamento com Comunidades.

A cartilha integra as ações previstas no Plano Básico Ambiental (PBA) e tem como objetivo fortalecer a comunicação contínua com os municípios das Áreas de Influência Direta (AID) e Indireta (AII) do empreendimento. Até o momento, moradores de oito localidades já receberam o material: Castelo Novo (Uruçuca), Gongogi, São Judas Tadeu, Vila São Francisco, Fazenda Velha, Ruinha (Jequié), Passagem de Santana (Barra da Estiva) e Porto Alegre (Maracás).

A publicação detalha entregas de obras entre o Rio Almada e a BA-262, nos municípios de Ilhéus e Uruçuca, incluindo serviços de terraplanagem e construção de bueiros. Também apresenta dados de monitoramento ambiental, como ações de proteção à fauna, resgate de flora e controle de qualidade da água, do ar, do ruído e de vibrações nas frentes de serviço.

Na área social, a cartilha destaca iniciativas realizadas no segundo semestre de 2024, a exemplo do Cine BAMIN, rodas de conversa, ações educativas com o programa Trilhos do Desenvolvimento, atividades do Fórum de Acompanhamento Social e o projeto RIOLESC, voltado ao fortalecimento comunitário.

Para Marcelo Dultra, diretor de Sustentabilidade da BAMIN, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a escuta ativa e o diálogo transparente. “Nosso objetivo é garantir que a população receba as informações de forma clara e direta. A cartilha é uma ferramenta que ajuda a aproximar o projeto das comunidades, tornando-as também protagonistas desse processo”, afirma.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo