Com o objetivo de qualificar os serviços oferecidos aos visitantes estrangeiros e fortalecer o turismo local, a BAMIN realizou, no dia 5 de agosto, a primeira edição da Oficina de Capacitação Tradução de Cardápios para o Turismo. A ação aconteceu na Cabana Virou Mania, em Joia do Atlântico, Litoral Norte de Ilhéus, e reuniu aproximadamente 20 empreendedores da região.
Durante a oficina – vinculada ao Programa de Reorientação da Atividade Turística de Ilhéus da BAMIN – foram realizadas dinâmicas em grupo e a apresentação dos cardápios traduzidos, desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os participantes receberam apostilas de acompanhamento e certificados de participação, com carga horária de 4 horas. Além do conteúdo técnico, o encontro também proporcionou um espaço de troca de experiências entre os empreendedores da região, promovendo o fortalecimento da rede de serviços turísticos local.
“Levar essa temática para o público de empreendedores do Litoral Norte foi uma experiência muito gratificante, porque eu acredito no potencial turístico do Sul da Bahia e vejo essa valorização da comunicação como uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável dessa região”, avaliou Larissa Caye, professora de inglês responsável pela condução da oficina. “Fico bastante honrada em contribuir com esse processo e espero que seja a primeira de muitas iniciativas neste sentido”, complementou.
Para a empreendedora, professora e artista plástica Fátima Pessoa, moradora da comunidade de São Domingos e participante da capacitação, a iniciativa representa um avanço significativo para os negócios locais. “Essa oficina é muito importante, porque é um serviço que nós temos que ter nos nossos estabelecimentos para facilitar o diálogo com os clientes estrangeiros. Com ela, vamos poder ter um cardápio físico traduzido, o que melhora o atendimento e os nossos serviços. A troca de experiências também nos fortalece como comerciantes”, afirmou.
Formação continuada
A Oficina de Tradução de Cardápios para o Turismo integra uma proposta de formação continuada iniciada no primeiro semestre de 2025, com as oficinas de Inglês para o Turismo e Comunicação Visual de Cardápio, que resultaram na criação do novo material traduzido.
Está prevista ainda a entrega dos arquivos editáveis dos cardápios aos participantes. A iniciativa amplia os diferenciais dos estabelecimentos locais e contribui diretamente para o fortalecimento do turismo sustentável no Litoral Norte de Ilhéus.
“Essa ação reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, promovendo capacitações que geram impacto direto na economia local e na qualidade dos serviços oferecidos aos turistas”, destacou o coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.