BAMIN realiza campanhas de conscientização contra queimadas e de incentivo à doação de sangue

Iniciativas integraram colaboradores em atividades educativas durante o período junino

Durante o mês de junho, a BAMIN promoveu uma série de ações educativas com foco na prevenção de queimadas, que integra o Programa de Educação Ambiental aos Trabalhadores (PEAT), e de incentivo à doação de sangue, compondo o “junho vermelho”, em suas unidades operacionais e corporativas, nos formatos presencial e online.

No escritório da empresa em Jequié, na última quinta-feira (19/06), a ação reuniu colaboradores de diferentes setores para uma conversa sobre os riscos das queimadas e a importância da prevenção. A apresentação foi conduzida pelo analista de comunicação Israel Ferssant e incluiu a exibição de um vídeo informativo produzido pela equipe do Programa de Comunicação Social (PCS). O material abordou causas frequentes de incêndios, estratégias de controle e prevenção, e ainda destacou a relação direta entre queimadas e o agravamento das mudanças climáticas.

A mobilização também chegou às comunidades vizinhas. Equipes da área de Relacionamento com Comunidades realizaram rodas de conversa e visitas porta a porta nas localidades de Fazenda Velha e Vila São Francisco, em Jequié, com o objetivo de ampliar o alcance da mensagem e engajar moradores na adoção de práticas mais seguras no período de festas.

Já na Mina Pedra de Ferro, em Caetité, a atividade foi realizada no dia 17 de junho. A apresentação ficou a cargo de Arlen Tavares, líder de emergência e bombeiro com atuação especializada em incêndios florestais, que compartilhou orientações práticas sobre como prevenir ocorrências e agir em situações de risco.

Fechando a programação do mês, aconteceu um encontro online para todos os colaboradores da empresa, liderado por Arlen Tavares e Dra. Adriana Portela, médica do trabalho. Na oportunidade, Arlen reforçou o tema sobre queimadas, já Dra. Adriana abordou os benefícios e os requisitos para a doação de sangue.

Para o gerente de Saúde e Segurança Ocupacional da BAMIN, Alexandre Umemura, a atuação preventiva vai além do ambiente de trabalho. “As ações educativas que desenvolvemos com os trabalhadores e comunidades reforçam o nosso compromisso com a segurança e a preservação ambiental. A informação é a nossa principal aliada para reduzir os riscos e promover uma convivência mais segura, especialmente em períodos críticos como o mês de junho”, afirmou.

 

Essa ação é uma medida exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo