BAMIN tem dupla representatividade no Programa de Mentoria da Women in Mining Brasil 2025

Geóloga Marta Ormond é reconduzida como mentora, já a coordenadora de RH Natielem Oliveira estreia como mentorada

A nova edição do Programa de Mentoria da Women in Mining Brasil (WIM Brasil) começa com uma representatividade especial para a BAMIN: a coordenadora de Geologia, Controle de Qualidade e Mina, Marta Ormond, foi reconduzida como mentora voluntária, e a coordenadora de Recursos Humanos, Natielem Oliveira, foi selecionada como mentorada, após uma seletiva de alcance nacional.

A BAMIN é signatária da WIM Brasil, organização que integra um movimento global voltado à promoção da equidade de gênero na mineração. A iniciativa busca transformar a forma como o setor mineral brasileiro enxerga e valoriza a participação feminina, estimulando ambientes de trabalho mais diversos, inclusivos e equitativos.

O programa tem como propósito fortalecer a liderança feminina no setor mineral, conectando profissionais experientes a mulheres em fase de crescimento profissional, criando um espaço seguro de escuta, troca, apoio e desenvolvimento de carreira.

“É uma honra e um orgulho muito grande fazer parte novamente do Programa de Mentoria da WIM Brasil e contribuir com o desenvolvimento de talentos femininos no setor mineral. Reforço, assim, meu compromisso com o fortalecimento e o avanço da presença feminina na mineração brasileira”, comemora Marta Ormond, mentora pelo segundo ano consecutivo. Sobre suas expectativas para a nova missão, ela completa: “Quero ajudar minha mentorada a se tornar protagonista da própria jornada. Esse é um passo fundamental para consolidar a presença feminina na mineração.”

Já Natielem Oliveira descreveu sua seleção como mentorada com entusiasmo e emoção. “Fiquei extremamente feliz e honrada por ter sido selecionada para uma iniciativa tão relevante. O programa representa uma oportunidade única de aprendizado, troca com profissionais inspiradoras e crescimento pessoal e profissional”. Segundo ela, o momento é de abertura para novas possibilidades. “Estou animada para viver essa jornada e aproveitar ao máximo tudo o que o programa tem a oferecer”.

Conheça Marta Ormond

A trajetória de Marta Ormond é marcada por determinação e superação. Nascida no interior da Bahia, ela saiu cedo de casa para estudar em Goiânia, onde cursou técnico em Mineração à noite e trabalhava durante o dia em um supermercado. Desde então, passou por diferentes estados e operações minerais, sempre com o sonho de voltar para perto da família. Esse retorno aconteceu em 2011, quando ingressou na BAMIN.

“Iniciei na BAMIN com o coração quentinho de felicidade e orgulho por poder fazer parte desse projeto grandioso que irá impulsionar a Bahia no cenário produtivo mineral brasileiro”, relembra. Hoje, como coordenadora de Geologia, Controle de Qualidade e Mina, Marta se destaca por sua liderança técnica e pelo compromisso em promover mais espaço para mulheres no setor.

Na primeira edição do Programa de Mentoria da Women in Mining Brasil (WIM Brasil), Marta viveu uma experiência intensa como mentora. “Foi simplesmente incrível, tem um provérbio budista que fala que se você acender uma luz para alguém, ela também iluminará seu caminho”, compartilha.

Na época, ao acompanhar a evolução de sua mentorada, que tinha uma trajetória parecida com a sua, Marta testemunhou uma transformação inspiradora. “Assim que compartilhei minha história, já traçamos um plano de ação e, durante a mentoria, ela, que estava no nível técnico, iniciou a graduação em Engenharia de Minas e desenvolveu grandes habilidades de liderança mesmo não atuando diretamente como líder”, conta.

Agora, reconduzida como mentora, Marta acredita que as mulheres desempenham um papel multifacetado na transformação do setor, trazendo diversidade de pensamento, inovação e sustentabilidade. Seu conselho para jovens profissionais é claro: “A mineração é sua. Escreva sua história, acredite, aprenda, conecte-se com quem já conhece o caminho, seja protagonista”.

 

Conheça Natielem Oliveira

A história de Natielem Oliveira também se entrelaça com a da BAMIN. Ela iniciou sua carreira como Jovem Aprendiz, em 2010, e desde então trilhou uma jornada sólida e consistente dentro da área de Recursos Humanos. Após experiências em outros setores, retornou à empresa em 2015 e, com dedicação e foco, foi crescendo até assumir a coordenação de RH. “Sempre busquei aproveitar cada oportunidade que me foi dada, e isso fez toda a diferença na minha trajetória”, destaca. Para ela, a liderança feminina na empresa foi essencial.: “Uma líder me tirou da zona de conforto, desafiou meu potencial e me inspirou a acreditar em mim. Isso foi transformador”, revela.

Agora como mentorada no programa da WIM Brasil, Natielem vê a experiência como uma chance de expandir horizontes. “Quero desenvolver minha liderança, fortalecer minha autoconfiança e aprender a me posicionar com mais segurança. Também quero entender melhor os caminhos possíveis de crescimento profissional na mineração”, conta. À frente da coordenação de RH, acredita no poder do setor para promover transformação social, construindo ambientes mais inclusivos e humanos. “O RH é um agente estratégico de mudança. Nosso papel é fomentar uma cultura que valorize a equidade, o respeito às diferenças e a diversidade de gênero”, complementa.

Tanto Marta quanto Natielem compartilham da mesma visão de futuro para as mulheres no setor mineral: um espaço mais justo, inclusivo e repleto de oportunidades. E cada uma deixa uma mensagem poderosa para outras profissionais que trilham ou desejam trilhar essa estrada. “O caminho, sozinha, é mais difícil. Forme redes, escute além do que é dito, mostre seu talento, assuma seu espaço e inspire outras mulheres a fazerem o mesmo”, aconselha Marta. Já Natielem reforça: “Mulheres têm muito a contribuir em qualquer área. E quando conquistar seu espaço — porque você vai —, lembre-se de puxar outras com você. O caminho se torna mais leve e mais justo quando andamos juntas”, conclui.

A BAMIN parabeniza Marta e Natielem por essa importante conquista e reforça seu compromisso com o desenvolvimento de lideranças femininas, contribuindo para uma mineração mais diversa, justa e cheia de novas possibilidades para todas e todos.

Sobre a Women in Mining Brasil

A Women in Mining Brasil nasceu como um movimento em 2019, com o propósito de ampliar e fortalecer a presença feminina no setor mineral. Em 2025, por meio da consolidação da sua atuação, a WIM Brasil se tornou uma associação, ganhando capilaridade e agilidade no compromisso de transformar a mineração. A organização reconhece a importância de criar uma estrutura dinâmica e engajada, na qual a inclusão de gênero seja uma prioridade constante e onde uma visão diversificada e responsável guie as ações futuras no setor.

 

 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo