BAMIN transforma realidades e estimula um futuro sustentável por meio de investimentos em ações de Educação

No Dia Mundial da Educação, celebrado nesta segunda-feira, 28 de abril, a BAMIN reforça seu compromisso com um futuro melhor para as comunidades baianas, acreditando que a educação é a chave para transformar histórias e abrir portas com mais oportunidades, autonomia e inclusão. Por isso, investe em projetos que despertam a curiosidade dos estudantes, valorizam as raízes culturais e fortalecem o cuidado com o meio ambiente em escolas públicas.

São iniciativas como o Projeto Pedrinha de Ferro, que desde 2009  desperta nas crianças o olhar atento para o mundo à sua volta. Realizado pela BAMIN em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, o projeto é voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida, região da Mina Pedra de Ferro. Em 2025, a iniciativa ganhou uma nova versão, ainda mais próxima das realidades escolares, beneficiando 12 instituições e capacitando professores e coordenadores pedagógicos com uma metodologia adaptada a cada escola. Mais do que conteúdo, o projeto entrega vivências que estimulam a reflexão, a criatividade e o senso de responsabilidade ambiental, através de oficinas de teatro, contação de histórias, fotografia e vídeo.

O Pedrinha de Ferro se organiza em três eixos: Meio Ambiente e o Mundo, Cidadania e Ética Ambiental e Projetos de Sustentabilidade. Além das atividades em sala, os alunos participam de ações práticas e recebem materiais pedagógicos como a websérie “As Férias de Pedrinho”, que acompanha a jornada de um menino descobrindo a importância de cuidar da natureza. Ao longo dos anos, o projeto já impactou mais de 1.500 estudantes e engajou quase 200 profissionais da educação.

Na região do Porto Sul, em Ilhéus, a BAMIN desenvolve ações que aproximam a comunidade do mar e de tudo que ele representa para a vida e o futuro do planeta. Em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Cultura Oceânica, vinculado ao Programa de Compensação para Atividade Pesqueira, já alcançou mais de 300 estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública apenas em 2025. Com atividades interativas e acessíveis, como palestras sobre biodiversidade marinha e exposições com organismos vivos, os alunos mergulham no universo oceânico e aprendem, na prática, a importância de preservar as espécies e os ecossistemas costeiros. É educação que transforma e conecta, unindo ciência, cultura e preservação.

Para promover saúde, aprendizado e respeito ao meio ambiente, a BAMIN, em parceria com o ISUS, o CIEDS e a BR Simbiose, desenvolve o Hortas nas Escolas, com a implantação de hortas orgânicas em comunidades de Ilhéus. Neste ano, a iniciativa já beneficiou alunos da Escola Municipal de Sambaituba e da comunidade Tupinambá de Olivença, unindo educação e práticas sustentáveis no dia a dia escolar. Cada horta se torna um espaço vivo de aprendizado, onde os estudantes desenvolvem valores como responsabilidade, cuidado e conexão com a natureza. É um passo simples, mas cheio de significado, que fortalece laços com a terra e com o futuro.

O Biomas da Nossa Terra é uma iniciativa da BAMIN que vem transformando a relação de crianças e adolescentes com o meio ambiente nas comunidades ao longo do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1). Com foco nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, o projeto já impactou cerca de sete mil vidas por meio de experiências educativas que unem aprendizado e afeto pelo território. Atividades como a construção de mapas afetivos e a criação de maquetes ajudam os participantes a conhecer e valorizar a biodiversidade local de forma lúdica e envolvente, despertando o senso de pertencimento e

cuidado com a natureza ao redor. O programa incentiva a ação concreta: o plantio de mudas nativas, a elaboração de projetos sustentáveis e a premiação de iniciativas voltadas à educação ambiental. Cada etapa fortalece o compromisso com a restauração dos biomas e a preservação dos recursos naturais e proporciona a comunidade se reconhecer como parte da solução.

Projetos como Pedrinha de Ferro, Cultura Oceânica, Hortas nas Escolas e Biomas da Nossa Terra mostram, na prática, o compromisso da BAMIN com a transformação social e ambiental das comunidades onde está presente. Essa dedicação deixa um legado que não se apaga: valores que florescem nas escolas, nos lares e nas atitudes de cada criança, jovem e educador impactado.

 

Estas ações são medidas exigidas como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

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