Com o objetivo de promover a educação ambiental nas comunidades do entorno da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), a BAMIN deu início a um novo programa socioeducativo: o Biomas da Nossa Terra. A iniciativa, promovida em parceria com o CIEDS, leva conhecimento para jovens entre 11 e 15 anos sobre a Сaatinga, o Сerrado e a Mata Atlântica, biomas onde os empreendimentos da companhia estão inseridos.
Até o momento, quatro turmas participam do programa e já estão concluindo as primeiras oficinas e outras cinco turmas serão formadas entre os meses de maio e junho, com expectativa de aproximadamente 340 participantes.

Inicialmente, a Сaatinga, o Сerrado e a Mata Atlântica são apresentados pelos oficineiros, que mostram as características e diferenças existentes entre eles, junto de sua importância ambiental, econômica, cultural e social para as comunidades e região. Na sequência, as oficinas se aprofundam em cada bioma, detalhando melhor a fauna e flora onde os participantes estão inseridos.
As oficinas são concluídas com a realização de um exercício, com os participantes tendo que elaborar uma proposta de ação para as comunidades onde vivem a partir do conhecimento adquirido no programa. Os melhores projetos serão escolhidos e receberão apoio para serem colocados em prática. Esta ação tem a intenção de fazer com que os jovens tenham um olhar mais crítico e, juntos, discutam melhores soluções para uso sustentável da fauna e flora.
O Biomas da Nossa Terra, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da BAMIN, é resultado de pesquisas que envolveram os municípios dos 537 Km da ferrovia, com destaque para Ilhéus, Ubaitaba l, Aiquara, Jequié, Manoel Vitorino, Brumado e Caetité. “Esse projeto nos dá a oportunidade de, em conjunto com a comunidade, consolidar ações com o propósito de compartilhar conhecimento, auxiliar na conservação e preservação ambiental, disseminar a sabedoria e tradições das comunidades dos projetos da companhia. É um aprendizado genuíno e mútuo”, declara Marcelo Dultra, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades.
