Moradora da comunidade rural Km 19, no município de Jequié, região por onde passa a FIOL 1, a empreendedora Leidiana Ozorio dos Santos, de 35 anos, tem se destacado com o crescimento do seu negócio, a empresa Massas União. Criado em 2019, o empreendimento começou com a produção de farinha de mandioca e, com o tempo, diversificou sua linha de produtos, passando a oferecer também puba, massa de aipim, goma fresca e o tradicional bolo na palha de bananeira — que hoje é o carro-chefe das vendas.
A transformação mais significativa, no entanto, veio após a participação de Leidiana na RIOLESC — Rede de Integração Oeste-Leste de Economia Solidária e Circular — um projeto que tem impulsionado pequenos empreendedores do interior da Bahia. Segundo ela, as aulas de precificação e estratégias de relacionamento com o cliente proporcionaram uma nova ideia sobre o próprio negócio. “Tive uma visão mais ampla. Aprendi depois de todas as aulas e treinamentos que a gente pode qualificar mais ainda o nosso empreendedorismo”, afirmou.
Com esse novo olhar, Leidiana passou a entender melhor a parte financeira e a importância da fidelização de clientes, o que se refletiu diretamente no aumento das vendas. Atualmente, a Massas União fornece para diversos comércios de Jequié — como mercados, casas de bolos e lojas de biscoitos naturais — além de alcançar outras regiões e até estados vizinhos. A presença semanal na principal feira da cidade, o Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), também fortalece a marca, com grande procura pelo bolo na palha de bananeira.
A RIOLESC, criada em 2023 pela BAMIN em parceria com o CIEDS, tem transformado realidades ao longo da região por onde passa a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I). O projeto oferece capacitação e apoio técnico para pequenos negócios, promovendo feiras regionais como as realizadas em Jequié (2024) e Ilhéus (2025). Para Leidiana, a participação foi um divisor de águas. “O projeto me agregou ainda mais valores e pude potencializar o meu empreendimento, atendendo melhor a necessidade e demanda dos meus clientes”, concluiu.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.