Fórum de acompanhamento da FIOL I esclarece dúvidas e reforça diálogo com comunidades

Terceira edição do encontro reuniu lideranças de três municípios do lote 3 da ferrovia e discutiu obras, meio ambiente, desapropriações e projetos sociais

A BAMIN realizou, no dia 15 de julho, no Centro Estadual de Educação Integral Eva Rocha, em Tanhaçu-BA, a terceira edição do Fórum de Acompanhamento Social da FIOL I, reunindo 14 lideranças comunitárias de áreas de influência do Lote 3 da ferrovia. O evento faz parte do Programa de Comunicação Social e tem como objetivo promover diálogo direto com as comunidades, esclarecer dúvidas e apresentar os avanços e desafios da implantação da linha férrea.

Estiveram presentes representantes das comunidades de Manoel Vitorino (Pombas e Fazenda Conceição), Maracás (Porto Alegre) e Tanhaçu (Alagadiço, Barra da Marcela, Fazenda Santo Antônio e Jacaré). As edições anteriores do fórum ocorreram em 2024, no canteiro de obras em Uruçuca e no escritório da BAMIN em Jequié.

A programação foi dividida em blocos temáticos. Na abertura, o coordenador da ARCADIS, empresa parceira da BAMIN, Rogério Góes, apresentou a linha do tempo da obra desde 2023, detalhou as características do trajeto ferroviário e mencionou intervenções como a construção da passagem inferior na BA-262, entre Uruçuca e Ilhéus. A proposta foi contextualizar os participantes sobre a fase atual do empreendimento.

Em seguida, o coordenador fundiário da BAMIN, José Carlos Valle, explicou conceitos como faixa de domínio, passagens em nível e áreas remanescentes, além de responder perguntas específicas sobre o acesso em comunidades como Pombas. Também foram discutidos temas ligados à segurança e à legislação aplicável às áreas do entorno da ferrovia.

A pauta ambiental ficou a cargo de Gabriel Lisboa, da PROGEN, empresa parceira da BAMIN, que apresentou os 17 programas ambientais em execução, destacando licenças, autorizações e os princípios que orientam as ações de mitigação, compensação e recuperação de áreas.

Os coordenadores Ramon Chalhoub e Ana Paula Dias, da equipe de Relacionamento com Comunidades, apresentaram os projetos sociais realizados nos últimos dois anos, com foco nas ações desenvolvidas no Lote 3. Entre eles, o “Trilhos do Desenvolvimento”, que viabilizou o projeto “Gota a Gota” para reaproveitamento de águas cinzas, e o “Biomas da Nossa Terra”, voltado à educação ambiental de crianças e adolescentes.

A comunidade também teve espaço para relatar experiências. José Nilton, liderança local, destacou como o projeto “Gota a Gota” trouxe melhorias para a irrigação e o tratamento de água.

Ao final do encontro, a BAMIN reforçou o compromisso com a escuta ativa das demandas e sugestões trazidas pelas lideranças. Para Regina Lima dos Santos, da comunidade de Pombas, o fórum foi uma oportunidade de aproximação real. “Todas as nossas dúvidas foram esclarecidas com muita atenção e clareza. A equipe explicou os pontos de forma acessível e transparente. Foi um momento muito importante para ampliar nosso entendimento sobre os temas abordados”, avaliou.

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo