No último dia 2 de dezembro, data em que se celebra o Dia das Relações Públicas, a gerente de Comunicação Corporativa da BAMIN, Sandra Barroca, foi homenageada como Profissional de RP do Ano de 2025, pelo Conselho Regional de Relações Públicas – 3ª região – e pelo Conselho Federal de Relações Públicas. A cerimônia aconteceu na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), em Belo Horizonte, instituição onde a profissional se formou e atua como professora em disciplinas de pós-graduação voltadas para Gestão e Imagem, Reputação e Comunicação de Crise.
O evento reuniu nomes de destaque da área, instituições parceiras e profissionais que, ao longo dos anos, têm contribuído para o fortalecimento da atuação em Relações Públicas, destacando a relevância da ética, da reputação e do papel estratégico da comunicação na sociedade contemporânea e, principalmente, a atuação relacional com os diversos stakeholders.
Com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa, Sandra é formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mestre em Comunicação e Relações Midiáticas e especialista em Teorias da Comunicação de Crise. Durante sua fala, ressaltou a relevância da comunicação corporativa em sua trajetória e o caráter multidisciplinar que molda o trabalho das Relações Públicas. “Na comunicação corporativa eu aprendi a importância de um jornalista questionador, de um publicitário criativo, da gestão estratégica, da relação com investidores, da atuação institucional, com as comunidades e com os diversos públicos pelos quais o profissional de Relações Públicas é responsável. Esses profissionais devem ter o compromisso com a boa gestão da reputação, o diálogo transparente e a construção de relacionamentos sólidos entre organizações e sociedade”, destacou.
Para Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN e gestor da profissional, a Comunicação desempenha um papel fundamental no sucesso organizacional, atuando como elemento integrador entre os objetivos do negócio e a percepção de todos os púbicos de interesse. Nesse sentido, ele destaca a importância desse tipo de reconhecimento e o papel estratégico da Comunicação nos negócios. “Os profissionais desta área são responsáveis por construir e preservar a identidade corporativa, garantindo coerência entre discurso e práticas em todos os pontos de contato da empresa”. Para Ledsham, a Comunicação se consolida como pilar estratégico que impulsiona resultados, diferenciação competitiva e sustentabilidade nos negócios.
