Ilhéus ganha força na preservação marinha com a ação Oceano Limpo da BAMIN

Iniciativa reconhece pescadores que recolhem resíduos do mar e reforça a importância da preservação ambiental no litoral baiano

No dia 18 de setembro, o Programa de Compensação para Atividade Pesqueira da BAMIN promoveu mais uma edição da ação Oceano Limpo, realizada no ponto de desembarque da Barra, em Ilhéus. A iniciativa uniu coleta de resíduos sólidos com atividades de conscientização ambiental, em parceria com o Programa de Educação Ambiental com Comunidades , que conduziu a Dinâmica da Fauna Silvestre para sensibilizar pescadores sobre a importância da preservação da biodiversidade e da sustentabilidade dos recursos pesqueiros.

Na ocasião, também foi celebrado o terceiro ciclo de premiação aos pescadores participantes, reconhecendo o esforço diário de quem recolhe resíduos encontrados no mar e os armazena em bolsas instaladas pela BAMIN nos pontos de desembarque. “O Oceano Limpo reforça a parceria da BAMIN com as comunidades locais e busca consolidar o protagonismo dos pescadores como aliados fundamentais na conservação dos ecossistemas marinhos”, analisa o coordenador de Relacionamento com Comunidades Ramon Chalhoub. A proposta é que o projeto se torne um modelo replicável em outras regiões costeiras, multiplicando os resultados positivos para o meio ambiente e para a pesca sustentável.

Para Ramon, ao integrar a coleta de resíduos à rotina dos pescadores, a BAMIN transforma uma prática simples em um gesto poderoso de cuidado com o planeta. “Nosso objetivo é ampliar essa iniciativa e consolidar o Oceano Limpo como referência de engajamento comunitário e preservação marinha”, afirma.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo