Oficina promovida pela BAMIN capacita agentes culturais de Ilhéus na interpretação de editais da Lei Aldir Blanc

Com o objetivo de ampliar o acesso de agentes culturais aos recursos públicos disponíveis para a cultura, a BAMIN promoveu uma importante ação de formação na região do Porto Sul: a Oficina de Capacitação em Interpretação de Editais – Lei Aldir Blanc. Realizada dia 6 de maio, na Academia de Letras de Ilhéus, a atividade reuniu participantes de diferentes localidades do município, todos interessados em aprimorar suas habilidades na elaboração de projetos culturais.

Em sua primeira edição, a oficina foi conduzida pela produtora cultural Juliana Machado e teve como foco a compreensão detalhada do edital da Política Nacional Aldir Blanc. A proposta foi orientar os participantes quanto aos critérios, exigências e estratégias fundamentais para estruturar propostas eficientes e competitivas.

Mais do que repassar informações técnicas, a iniciativa ofereceu aos agentes culturais maior clareza e segurança durante o processo de inscrição, promovendo a autonomia e o empoderamento daqueles que promovem a cultura local. Para o coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, ao investir em formação, a BAMIN, por meio do Programa de Valorização da Cultura, contribui diretamente para o fortalecimento das expressões artísticas e o desenvolvimento do setor cultural na região. “Capacitar os agentes culturais locais para interpretar e acessar editais como o da Lei Aldir Blanc é uma forma concreta de fortalecer a cultura regional. Nosso objetivo é contribuir para que as ideias e projetos de quem faz cultura se tornem realidade”, destaca.

Além do conteúdo prático, a oficina também proporcionou um espaço de troca de experiências e fortalecimento de redes entre os participantes, reforçando o papel da cultura como instrumento de transformação social.

 

Essa ação é uma medida exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

Compartilhe

Pular para o conteúdo