“Porta a Porta” da BAMIN reforça laços com comunidades e leva informação a mais de 230 mil pessoas

A BAMIN tem promovido, por meio do “Porta a Porta”, uma das mais abrangentes e significativas iniciativas de relacionamento comunitário nas regiões onde atua. É uma ação estruturada que, somente entre 2024 e o primeiro trimestre de 2025, já alcançou mais de 230 mil pessoas nas áreas de influência do Projeto Integrado, compreendendo a mina em Caetité, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e o Porto Sul, em Ilhéus.

O “Porta a Porta” consiste em visitas presenciais, organizadas estrategicamente com base em um “termômetro social”, que leva em consideração manifestações comunitárias e sinais de necessidade de atenção mais imediata – uma forma de garantir que as localidades mais sensíveis sejam priorizadas pela iniciativa. Durante as visitas, as equipes compartilham informações atualizadas sobre os projetos da BAMIN, distribuem materiais gráficos e, principalmente, mantêm um canal aberto de diálogo com os moradores.

 

 

 

 

 

 

Além de compartilhar atualizações sobre os empreendimentos, o “Porta a Porta” também promove campanhas de conscientização sobre temas essenciais para o bem-estar coletivo, como segurança nas vias públicas — com orientações sobre os riscos de animais soltos e atenção às leis de trânsito — e a preservação ambiental, com foco na prevenção às queimadas. O programa destaca ainda pautas sociais relevantes, como o combate ao trabalho infantil, à violência contra a mulher e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando os direitos fundamentais e incentivando a denúncia de violações. Também é feita a divulgação do canal Alô BAMIN, um espaço oficial para sugestões, elogios e manifestações da comunidade.

Os números comprovam a dimensão do projeto: ao longo de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, foram contabilizadas no total 1.354 ações de porta a porta nas regiões dos empreendimentos da BAMIN, alcançando 234.066 pessoas.

“Por meio do ‘Porta a Porta’, conseguimos não apenas informar, como ouvir as necessidades e preocupações locais, garantindo que as comunidades participem ativamente dos processos que têm relação com suas vidas. Esse programa é um verdadeiro legado de transparência e compromisso social, refletindo nossa missão de promover um desenvolvimento sustentável, inclusivo e colaborativo em todas as áreas de influência do nosso Projeto Integrado”, afirmou o gerente geral de Sustentabilidade da BAMIN, Marcelo Dultra.

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