Começou o segundo ciclo de atividades do “PEA nas Escolas”, iniciativa da BAMIN que promove educação ambiental nas comunidades ao longo do traçado da FIOL I. A iniciativa visa incentivar práticas sustentáveis e fortalecer o senso de responsabilidade socioambiental entre os mais de 350 participantes — incluindo alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar dos ensinos Fundamental I e II, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em agosto, mês de estreia, o tema abordado foi a compostagem, com a introdução de conceitos fundamentais sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Neste mês, o projeto foca na conscientização sobre resíduos sólidos.
As atividades que integram o Programa de Educação Ambiental já foram realizadas nas comunidades de Santa Clara e Jiboinha, em Jequié, e nas localidades de Ubiraçaba e Itaquaraí, em Brumado. Até o final do mês, o cronograma prevê ações em Sambaituba, Castelo Novo e Banco do Pedro, localizados na região de Ilhéus, além de Porto Alegre (Maracás), Pombas (Manoel Vitorino) e Tanhaçu.
Multiplicadores de boas práticas
As ações de setembro começaram com uma apresentação didática que explicou o que são resíduos sólidos e como se diferenciam do lixo (rejeitos). Os participantes também aprenderam sobre a importância da coleta seletiva, o consumo consciente, os prejuízos causados pelo descarte incorreto nas ruas e a diferença entre lixões e aterros sanitários. A ideia é formar multiplicadores de boas práticas ambientais, capacitando os estudantes a adotarem atitudes mais responsáveis no dia a dia.
Para tornar o conteúdo mais acessível e dinâmico, os analistas do projeto utilizaram ferramentas interativas durante as atividades. Em uma das dinâmicas, os estudantes foram convidados a analisar objetos como garrafa plástica, papel, borracha e chiclete, estimando o tempo que cada um leva para se decompor na natureza. O objetivo foi demonstrar o impacto ambiental desses materiais e estimular a reflexão sobre o consumo e o descarte consciente.
Outro destaque foi a atividade com o quadro de coleta seletiva, onde os alunos utilizaram adesivos para identificar os resíduos e relacioná-los corretamente às cores das lixeiras. De maneira lúdica, essa ação reforçou o aprendizado, facilitando a memorização dos conceitos e promovendo o engajamento dos participantes.
Segundo o coordenador de relacionamento com as comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, o projeto “PEA nas Escolas” é uma oportunidade valiosa para fortalecer a consciência ambiental desde cedo, envolvendo não só os estudantes, mas toda a comunidade escolar. “Nosso objetivo é criar uma base sólida de respeito ao meio ambiente, promovendo práticas que garantam um futuro mais sustentável para as regiões por onde passa a FIOL I”, declarou.
Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA.