Projeto da BAMIN que promove educação ambiental nas escolas inicia novo ciclo

Em seu segundo mês, iniciativa promoverá ações educativas com foco em resíduos sólidos em comunidades ao longo da FIOL1

 

Começou o segundo ciclo de atividades do “PEA nas Escolas”, iniciativa da BAMIN que promove educação ambiental nas comunidades ao longo do traçado da FIOL I. A iniciativa visa incentivar práticas sustentáveis e fortalecer o senso de responsabilidade socioambiental entre os mais de 350 participantes — incluindo alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar dos ensinos Fundamental I e II, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em agosto, mês de estreia, o tema abordado foi a compostagem, com a introdução de conceitos fundamentais sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Neste mês, o projeto foca na conscientização sobre resíduos sólidos.

As atividades que integram o Programa de Educação Ambiental já foram realizadas nas comunidades de Santa Clara e Jiboinha, em Jequié, e nas localidades de Ubiraçaba e Itaquaraí, em Brumado. Até o final do mês, o cronograma prevê ações em Sambaituba, Castelo Novo e Banco do Pedro, localizados na região de Ilhéus, além de Porto Alegre (Maracás), Pombas (Manoel Vitorino) e Tanhaçu.

Multiplicadores de boas práticas

As ações de setembro começaram com uma apresentação didática que explicou o que são resíduos sólidos e como se diferenciam do lixo (rejeitos). Os participantes também aprenderam sobre a importância da coleta seletiva, o consumo consciente, os prejuízos causados pelo descarte incorreto nas ruas e a diferença entre lixões e aterros sanitários. A ideia é formar multiplicadores de boas práticas ambientais, capacitando os estudantes a adotarem atitudes mais responsáveis no dia a dia.

Para tornar o conteúdo mais acessível e dinâmico, os analistas do projeto utilizaram ferramentas interativas durante as atividades. Em uma das dinâmicas, os estudantes foram convidados a analisar objetos como garrafa plástica, papel, borracha e chiclete, estimando o tempo que cada um leva para se decompor na natureza. O objetivo foi demonstrar o impacto ambiental desses materiais e estimular a reflexão sobre o consumo e o descarte consciente.

Outro destaque foi a atividade com o quadro de coleta seletiva, onde os alunos utilizaram adesivos para identificar os resíduos e relacioná-los corretamente às cores das lixeiras. De maneira lúdica, essa ação reforçou o aprendizado, facilitando a memorização dos conceitos e promovendo o engajamento dos participantes.

Segundo o coordenador de relacionamento com as comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, o projeto “PEA nas Escolas” é uma oportunidade valiosa para fortalecer a consciência ambiental desde cedo, envolvendo não só os estudantes, mas toda a comunidade escolar. “Nosso objetivo é criar uma base sólida de respeito ao meio ambiente, promovendo práticas que garantam um futuro mais sustentável para as regiões por onde passa a FIOL I”, declarou.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

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