Trilhos do Desenvolvimento inicia nova edição em Ilhéus com foco em saneamento básico

Primeira ação de 2025 do programa da BAMIN será realizada neste sábado (11), em Sambaituba, e discutirá o tema “Saneamento: direito humano e dever coletivo”

A BAMIN dá início, neste sábado, 11, à nova edição do projeto Trilhos do Desenvolvimento, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental (PEA) que reforça o compromisso da empresa com o diálogo e o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua. O primeiro encontro de 2025 será realizado em Ilhéus, no Sindicato dos Professores, durante o período da manhã, e terá como tema central “Saneamento: direito humano e dever coletivo”.

A ação, voltada especialmente à comunidade de Sambaituba e seu entorno, foi planejada por ser uma região onde se sobrepõem as áreas de atuação da FIOL e do Porto Sul, empreendimentos da BAMIN. O encontro reunirá representantes da população local e de diversas secretarias municipais — Educação e Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social e Interior —, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado coletivo.

O seminário será conduzido pelo corpo técnico da Embasa, responsável pelos serviços de saneamento na zona norte de Ilhéus. Os engenheiros civis Adanete da Silva Oliveira e Robson de Jesus Silva ministrarão a palestra principal, abordando a importância do saneamento básico como pilar da qualidade de vida e da saúde pública. “Falar sobre saneamento é falar sobre dignidade, prevenção de doenças e equilíbrio ambiental. Essa troca com a comunidade é fundamental para ampliar a conscientização e promover melhorias efetivas”, destaca Adanete, engenheira civil da Embasa.

Além das discussões técnicas, o Trilhos do Desenvolvimento se propõe a ouvir e valorizar as percepções locais. Por meio da metodologia de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), o projeto identifica as principais demandas e desafios vividos pela comunidade, transformando-as em oportunidades de aprendizado e cooperação.

Conduzido pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) — ONG parceira da BAMIN —, o projeto busca, a curto e longo prazo, fortalecer os vínculos comunitários e promover a conscientização ambiental por meio de ações educativas e participativas.

Sobre o Trilhos do Desenvolvimento

O Trilhos do Desenvolvimento é um projeto da BAMIN que tem como principal objetivo engajar jovens das cidades ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios socioambientais locais. Divididos entre os quatro lotes por onde a ferrovia irá passar, representados pelas cidades de Caetité, Jequié, Tanhaçu e Uruçuca, o Trilhos do Desenvolvimento oferece mentorias, palestras e ferramentas para que os participantes identifiquem problemas de suas comunidades e proponham iniciativas que gerem resultados positivos em suas comunidades. Com temas que vão desde a cadeia produtiva do cacau até a escassez de água, o Trilhos do Desenvolvimento busca fortalecer o protagonismo juvenil e promover mudanças sustentáveis nas regiões participantes.

 

Esta ação é exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Porto Sul, registro nº 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020, gerenciado pelo IBAMA e registro nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023, registrado pelo INEMA. Ferrovia de Integração Oeste-Leste registro nº 02001.021803/2021-56, gerenciado pelo IBAMA. 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo