Causos BAMIN

Uma jornada de mudanças que inspira o canteiro de obras da FIOL

 

“Nada muda, se você não mudar”. É com esse pensamento que Michele de Oliveira Ramos, 44 anos, fiscal de obras da Arcadis, empresa parceira da BAMIN no desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), vem construindo sua jornada profissional e pessoal. Natural de Feira de Santana, a mãe de Maria Josina e Yasmin é inspiração para todos que passam pelas obras em Uruçuca, por sua dedicação, empatia, proatividade e, claro, pelas boas histórias.

“Se eu não mudasse, tinha tudo para dar errado. Eu saí de um casamento abusivo com duas filhas e geralmente quando isso acontece, as mulheres buscam outros relacionamentos. Mas não queria isso para a minha vida. Queria mudança, trabalhar, buscar algo novo, conhecimento, pois é dessa forma, por meio da educação, que a gente vai longe”, recorda Michele, que se tornou engenheira civil no ano passado e atualmente faz pós-graduação em geotecnia.

O interesse pela engenharia surgiu há uma década, quando trabalhou na área administrativa da empresa responsável pelo início das obras da FIOL 1, mas a oportunidade de fazer o tão sonhado curso superior veio apenas em 2019. Para conciliar estudo e trabalho, já que era a provedora da casa, passou a trabalhar como vigilante na área onde está sendo construído o Porto Sul, em Ilhéus.

“Quando comecei a trabalhar como vigilante no Porto Sul, vi que ali tinha possibilidade de crescimento. Como era estudante de engenharia, sempre que possível, falava com os responsáveis pelas obras que estava em busca de estágio, que tinha interesse em trabalhar na área. E numa dessas conversas, surgiu a oportunidade na Arcadis para trabalhar como fiscal de obras”, comenta a engenheira, que ocupa a função desde junho passado.

Michele é responsável por verificar se o trabalho que está sendo executado pelos operários nas obras da FIOL 1 está de acordo com o projeto. “É uma responsabilidade grande, mas saber que estou trabalhando nestas importantes obras é gratificante. Espero continuar participando, sempre buscando novas oportunidades e desafios. Meu objetivo é seguir crescendo, acompanhando este projeto que vai trazer muito desenvolvimento para a Bahia”, afirma.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo