Por onde os trilhos vão passar: Aiquara e Gongogi

Setenta e cinco quilômetros separam Aiquara e Gongogi, no sul da Bahia. Apesar da distância, dois importantes fatos as unem: ambas comemoram 62 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 12 de abril. E também são duas das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN na região.

Aiquara e Gongogi foram elevadas à categoria de município em 1962, com Aiquara se desmembrando de Jequié e Gongogi tendo seu território separado de Ubaitaba. Atualmente, Aiquara conta com 4.447 habitantes, de acordo com dados do último Censo demográfico do Brasil. Já Gongogi possui uma população de 5.555 habitantes.

Outros fatores que os municípios têm em comum são as riquezas histórica e cultural. Ambos começaram a ser povoados no início do século passado por pessoas vindas de diversas regiões do Estado para trabalharem, principalmente, em grandes fazendas. Esta mistura as levou a oferecer uma variedade de atividades e atrações para seus visitantes desfrutarem.

Ambas são conhecidas por suas animadas festas ao longo do ano. Gongogi, por exemplo, celebra seu aniversário com muita folia por meio do tradicional Gongogi Folia, evento que conta com a participação de artistas locais e músicos famosos. Já em Aiquara, os destaques são as festas juninas de São João e São Pedro, que além de promover a tradição, fomentam a economia local.

Compartilhe

Pular para o conteúdo