Por onde os trilhos vão passar: Aurelino Leal

 

À margem do Rio de Contas, no Sul da Bahia, está localizada a cidade de Aurelino Leal. Com pouco mais de 11 mil habitantes, o município se destaca pela produção do cacau, criação de gado de leite e corte, além da pesca e lavoura. É também uma das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN no Estado.

Quando ainda era apenas um povoado, chamava-se São Miguel e seu território pertencia a então Capitania de Ilhéus, e posteriormente ao município de Barra do Rio das Contas, hoje Itacaré. Ganhou autonomia administrativa em 1961, passando a se chamar Aurelino Leal, em homenagem ao advogado, jornalista e político Aurelino de Araújo Leal, autor de uma das obras jurídicas mais importantes do país: História Constitucional do Brasil.

Com uma população hospitaleira e culinária rica, de muitos pratos feitos a partir do pescado, a cidade conta com boas opções de lazer e turismo. Entre as atrações estão as trilhas e as cachoeiras, além dos passeios de barco pelo Rio de Contas. Aurelino Leal também chama atenção pelas tradicionais festas ao longo do ano, como as celebrações juninas – em especial São Pedro, e de sua Padroeira: Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.

Compartilhe

Pular para o conteúdo