Por onde os trilhos vão passar: Manoel Vitorino

Localizado a pouco mais de 400 quilômetros de Salvador, Manoel Vitorino é uma das 20 cidades que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN no sul da Bahia. Conhecido nacionalmente como a Capital do Umbu, o município de 13.860 habitantes tem no fruto o grande responsável por movimentar sua economia.

O umbu possui um papel importante como recurso nutricional e fonte alternativa comercial para a agricultura familiar na cidade. O fruto é matéria-prima para a produção de muitos derivados, como geleia, doces cremosos e cristalizados, suco concentrado e até sorvete. Grande parte desses produtos é vendido em quase toda a Bahia e até fora do Estado.

A relação do umbu com Manoel Vitorino vai além da economia. Todo mês de janeiro, se realiza a Festa do Umbu, evento que recebe milhares de visitantes que podem conhecer a cultura, o artesanato, a culinária e a ricas história do município. Muitos desses visitantes aproveitam a ida à cidade para conhecer um dos pontos turísticos do lugar: a Pedra da Figura com seus desenhos rupestres.

Segundo historiadores locais, os desenhos foram feitos por índios Guaranis, que habitavam na caatinga e que foram extintos. O local chama a atenção de muitos curiosos, que também aproveitam para visitarem um Olho D’água chamado Cardoso, onde brota do seu interior águas doces e cristalinas e de efeito medicinal.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo