Por onde os trilhos vão passar: Tanhaçu

 

Tanhaçu é a típica cidade do interior nordestino, pequena, pacata e abundante em belezas naturais. Com cerca de 21 mil habitantes, segundo dados do último Censo demográfico do Brasil, é formada por um povo hospitaleiro e aguerrido. Tem sua economia baseada na agricultura e pecuária, além de um intercâmbio comercial com vizinhos de maior população, como Brumado, Vitória da Conquista, Poções e Jequié.

Tanhaçu é também um dos 20 municípios que irá receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), projeto em desenvolvimento pela BAMIN no sul do Estado. Por lá passará o progresso, repetindo o que aconteceu quando as rodovias BA-030 e BR-116 foram pavimentadas. Hoje, é por meio destas vias, ligadas a Salvador e outros grandes centros, que escoa o cal, calcário e mármore, minerais produzidos em grande escala na cidade.

Formado por quatro pequenos povoados, Sussuarana, Ourives, Várzea da Pedra e Laços, Tanhaçu emancipou-se em 22 de setembro de 1961, com território desmembrado de Ituaçu. Apesar de pouca idade, possui uma rica cultura e tradições. Entre os eventos principais, destaque para a festividades juninas, com a realização da festa de Santo Antônio no dia 13 de junho, no povoado de Ourives.

Foi no povoado de Sussuarana que, em setembro de 2021, a BAMIN assinou o contrato de subconcessão para construção e operação do trecho 1 da FIOL, em evento com diversas autoridades políticas.

As datas principais da festa de São João em Tanhaçu são realizadas entre os dias 20 e 25 de junho, quando ocorre a festa da cerveja e os festejos tradicionais, como a queima de fogueiras e de fogos de artifícios, além da quadrilha das loucas no centro da cidade. E posteriormente, no distrito de Sussuarana, acontece os festejos de São Pedro, entre 29 e 30 de junho.

Foto: Prefeitura Municipal

Compartilhe

Pular para o conteúdo